domingo, 2 de julho de 2017

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS

 Resultado de imagem para SAO PEDRO E SAO PAULO
1a Leitura - Atos 12,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,1-11
12 1 Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar.
2 Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João.
3 Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento.
4 Mandou prendê-lo e lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro grupos, de quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
5 Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.
6 Ora, quando Herodes estava para o apresentar, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere.
7 De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: “Levanta-te depressa”, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
8 O anjo ordenou: “Cinge-te e calça as tuas sandálias”. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: “Cobre-te com a tua capa e segue-me”.
9 Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando.
10 Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu.
11 Então Pedro tornou a si e disse: “Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 33/34
De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

Bendirei o Senhor Deus em todo tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;

que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus,

exaltemos todos juntos o seu nome!

Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu

e de todos os temores me livrou.

Contemplai a sua face e alegrai-vos,

e vosso rosto não se cubra de vergonha!

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,

e o Senhor o libertou de toda angústia.

O anjo do Senhor vem acampar

ao redor dos que o temem e os salva.

Provai e vede quão suave é o Senhor!

Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

2a Leitura - 2 Timóteo 4,6-8. 17-18
Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.

4 6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. 7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 8 Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. 17 Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão. 18 O Senhor me salvará de todo mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade!
Palavra do Senhor.
Imagem relacionada
Evangelho - Mateus 16,13-19
Aleluia, aleluia, aleluia.

Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la (MT 16,18)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 16 13 chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?” 14 Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”. 15 Disse-lhes Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” 17 Jesus então lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Palavra da Salvação.
 
São Pedro e São Paulo são para nós a garantia da fé verdadeira e única no Cristo Jesus Nosso Senhor
“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).
Hoje, celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebramos também o dia do Papa. Pedro foi o primeiro Papa, o primeiro “pai” de toda a Igreja, aquele que assumiu a paternidade, o cuidado, a responsabilidade, o primado sobre toda a Igreja.
De onde vem o primado de Pedro? Vem da sua profissão de fé, pois foi ele quem professou: “Eu creio que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. A Igreja está fundamentada nesta verdade, a pedra angular da Igreja é o próprio Cristo, e aqueles que estão no cuidado, na responsabilidade, na direção da Igreja estão sobre essa profissão de fé. Em Cristo está a nossa confiança, a nossa esperança e a nossa vida. N’Ele cremos e acreditamos, e é por essa verdade que nos deixamos guiar. Coube a Pedro guardar, professar e levar adiante essa fé.
É verdade que, no caminhar do barco da vida, no barco da Igreja, muitas vezes, essa fé foi balançada e contestada, mas ela é mantida como a pedra fundamental, a qual nos leva a crer que Cristo é a razão da nossa vida.
O primado de Pedro é também o primado da unidade, e ele a garante a todos os crentes, a todos aqueles que creem verdadeiramente no Cristo. Cada um pode ter a sua forma de crer e acreditar, mas uma só fé, um só batismo nós temos quando nos colocamos sobre o domínio de Cristo. Pedro é para nós a garantia da fé verdadeira e única no Cristo Jesus Nosso Senhor!
Junto com Pedro está Paulo, aquele que foi o apóstolo dos gentios, das nações, aquele que foi essencial para que o Evangelho fosse levado aos quatro cantos da Terra, para que o Evangelho se expandisse e chegasse a todos os corações. O ímpeto missionário de Paulo é para nós essencial na propagação da fé.
Sobre essas duas colunas, uma chamada Pedro (o governo e a unidade), e Paulo (o impulso missionário da Igreja), é que o Evangelho chega ao nosso coração.
Rezemos pelo Pedro de hoje, que se chama Francisco, o sucessor de Pedro de número 266. Que Deus o abençoe no governo da Igreja, que ele seja para nós a continuidade, o representante dessa missão que a Igreja tem no mundo. São mais de dois mil anos de caminhada, e só podemos ter, no nosso coração, alegria, certeza, convicção e fé plena de que vencemos a Igreja fundada em Jesus e por Ele.






CN
 

Nenhum comentário: