quinta-feira, 27 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - ENTENDER OS MISTÉRIOS DE DEUS

 Resultado de imagem para Mateus 13,10-17
1a Leitura - Êxodo 19,1-2.9-11.16-20
Leitura do livro do Êxodo.
19 1 No terceiro mês depois de sua saída do Egito, naquele dia, os israelitas entraram no deserto do Sinai.
2 Tendo partido de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Ali se estabeleceu Israel em frente ao monte. 9 Então o Senhor lhe disse: “Eis que me vou aproximar de ti na obscuridade de uma nuvem, a fim de que o povo ouça quando eu te falar, e para que também confie em ti para sempre.” E Moisés referiu as palavras do povo ao Senhor, 10 o qual lhe disse: “Vai ter com o povo, e santifica-o hoje e amanhã. Que lavem as suas vestes 11 e estejam prontos para o terceiro dia, porque, depois de amanhã, o Senhor descerá à vista de todo o povo sobre o monte Sinai. 16 Na manhã do terceiro dia, houve um estrondo de trovões e de relâmpagos; uma espessa nuvem cobria a montanha e o som da trombeta soou com força. Toda a multidão que estava no acampamento tremia. 17 Moisés levou o povo para fora do acampamento ao encontro de Deus, e pararam ao pé do monte. 18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor tinha descido sobre ele no meio de chamas; o fumo que subia do monte era como a fumaça de uma fornalha, e toda a montanha tremia com violência. 19 O som da trombeta soava ainda mais forte; Moisés falava e os trovões divinos respondiam-lhe. 20 O Senhor desceu sobre o cume do monte Sinai; e chamou Moisés ao cume do monte. Moisés subiu.
Palavra do Senhor.


Salmo - Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
Sede bendito, nome santo e glorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

No templo santo onde refulge a vossa glória eternamente!
E em vosso trono de poder vitorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito, que sondais as profundezas.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
E superior aos querubins vos assentais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito no celeste firmamento.
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Obras todas do Senhor, glorificai-o.
A ele louvor, honra e glória eternamente!
Imagem relacionada

Evangelho - Mateus 13,10-17
Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: “Por que lhes falas em parábolas?” 11 Respondeu Jesus: “Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare’. 16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Palavra da Salvação.


 Reflexão

Ouvirá e entenderá os recados divinos, aquele que tem um coração disponível e atento às propostas de Deus, sem ater-se ao seu próprio interesse. Felizes, portanto, somos nós quando mesmo sem enxergar o final do caminho prosseguimos dando passos de fé na esperança de ver e ouvir o que o Senhor tem para nos falar. A intensidade da nossa busca é a medida apropriada para que nós possamos entender os mistérios do reino dos céus. Jesus é quem nos revela isto neste Evangelho. Nem todos sabem aproveitar a graça que o Senhor concede de enxergar os Seus desígnios por meio da Palavra anunciada e proclamada. “O que está à nossa vista não é alcançado pela fé”, portanto, quem procura encontrar razões e justificativas para os ensinamentos de Deus nunca poderá entender e apreender as Suas lições. A fé, portanto, é o termômetro que mede a nossa disposição de ver e ouvir o que o Senhor tem a nos revelar. É de dentro do nosso coração que procedem a mais pura intenção ou então, a mais obscura pretensão.  Quanto mais nos dispomos a não querer entender com a nossa razão mais nós experimentaremos a manifestação do Espírito Santo que interpreta quando o Pai nos fala através dos fatos e acontecimentos bons ou maus aos nossos olhos ou então, por meio das pessoas que são Seus instrumentos. Quem está aberto às moções do Espírito Santo também saberá encontrar soluções quando tudo parece ter chegado ao fim. – Você faz parte do povo que olha sem nada ver porque está com o coração insensível? – Você tem facilidade de acolher a mensagem do Evangelho? – Você procura razões e justificativas para a Palavra de Deus ou você a acolhe de coração? 
 
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: