segunda-feira, 3 de julho de 2017

LITURGIA DIÁRIA - A EXPERIÊNCIA COM DEUS SUPERA TODA A INTELIGÊNCIA

 Resultado de imagem para jesus e tome
1a Leitura - Efésios 2,19-22
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
2 19 Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21 É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. 22 É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 116/117
Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
 
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,

povos todos, festejai-o!
 
Pois comprovados é seu amor para conosco,

para sempre ele é fiel!
Imagem relacionada
Evangelho - João 20,24-29
Aleluia, aleluia, aleluia.

Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que crêem sem ter visto (Jo 20,29)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor”. Mas ele replicou-lhes: “Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!” 26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!” 27 Depois disse a Tomé: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”. 28 Respondeu-lhe Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Disse-lhe Jesus: “Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!”
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Chama-nos a atenção o fato de que Jesus escolheu doze apóstolos, todos com características diferentes. Entre eles, Tomé, o qual precisava ver para crer e, por isso, apesar do testemunho dos seus amigos, até aquele dia ainda não acreditara na ressurreição de Jesus. Jesus, então, apresentou-se diante dele a fim de que se rendesse. Perante Jesus, vivo e ressuscitado, Tomé, porém, tirou do trono a sua incredulidade e rendeu-se à ordem do Senhor quando este lhe disse: “E não sejas incrédulo, mas fiel”, mandando-lhe tocar nas Suas feridas.  O ato de tocar nas feridas do Senhor, colocar a mão no seu lado, fez com que Tomé tivesse uma experiência com a dor de Jesus. Quando nós também passamos pela dor e nos colocamos em intimidade com Jesus nós podemos sem titubear, reconhecê-Lo: “Meu Senhor e meu Deus”!  Aí então, nunca mais seremos os mesmos. A nossa fidelidade a Deus é do tamanho da nossa fé. “Bem aventurados os que creram sem terem visto! ” Nós somos os “bem aventurados”, porque, não podendo tocar Jesus fisicamente, nem tampouco vê-Lo, como foi concedido aos discípulos, nós O experimentamos pelo dom da Fé que recebemos no nosso Batismo. O conhecimento de Deus supera toda a inteligência e racionalidade, portanto, deixemo-nos ser íntimos do Senhor.  Ele se oferece a nós como confidente de nossos pensamentos e interlocutor de nossas conversas secretas.
- Você se considera “incrédulo ou fiel”? - Você já teve uma experiência  íntima com Jesus Cristo? – O que mudou em você depois disso? - Você costuma abrir o seu coração a Deus, falar das suas dificuldades, enfim, conversar com Ele?  
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: