quarta-feira, 15 de março de 2023

3ª Semana da Quaresma - A Lei do amor.

  18/03 - Evangelho do Dia: Mt 5,17-19 - Rádio Rainha da Paz

Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria

e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Responsório Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R. 12a)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz ele faz cair a neve como a lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Mt 5,17-19)

— Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!

— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (cf. Jo 6,63c.68c)

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação— Glória a vós, Senhor.

 Reflexão

No Evangelho, Jesus diz que não veio abolir a Lei, mas levá-la a pleno cumprimento. Trata-se da realização de tudo o que Deus prometera e prepara, sob signos e figuras, ao longo de todo o Antigo Testamento. O Senhor quis, de modo bastante pedagógico, preparar o seu povo para a vinda de Cristo, e Ele o fez, em primeiro lugar, buscando inculcar nos israelitas critérios morais e de justiça superiores à lógica — animal, poder-se-ia dizer — da vingança. Com efeito, existe dentro de nós uma tendência muito forte e bem enraizada a querermos nos vingar de todos os que nos fazem alguma injustiça; é uma capacidade de fúria e, às vezes, de destruição que se oculta em nossa alma. Ofendidos por algo, irrompemos com raiva e, se for possível, estraçalhamos o que estiver por perto.

Ora, a antiga Lei foi imposta, entre outras razões, precisamente como um freio à violência e ao egoísmo, que impediriam o povo hebreu de reconhecer, na hora oportuna, a chegada de seu Rei e Messias. A Torá, nesse sentido, foi dada ao povo para que ele, deixando gradativamente as obras da carne, se tornasse capaz de receber com cada vez mais clareza a mensagem do amor. É por isso que a santidade — vivida por homens como Ezequiel, Jeremias etc. — era, no Antigo Testamento, mais exceção do que regra, já que é impossível ser santo sem ter um coração manso e amante do Senhor. É com Cristo, por quem nos veio a verdade e a graça, que recebemos a capacidade de amar efetivamente a Deus de toda a alma, de todo o coração, com todo o nosso ser. Ele veio dar-nos a força para cumprirmos a Lei em seu sentido pleno e verdadeiro, a graça de amarmos como Ele nos ama e o poder de tornar-nos mais do que servos, ou seja, filhos de Deus. Que nesse tempo que nos resta de Quaresma possamos aproximar-nos de Jesus e pedir-lhe a graça de vivermos plenamente a Lei do amor. Roguemos ainda à nossa Mãe bendita, Maria SS., pedindo-lhe que faça converter-se em carne e caridade o coração de pedra e egoísmo que trazemos dentro do peito.

 

 https://padrepauloricardo.org

Nenhum comentário: