segunda-feira, 6 de julho de 2020

Liturgia Diária - A tua fé te salva.


  Mantos
1a Leitura - Oseias 2,16-18.21-22
Leitura da profecia de Oseias.

2 16 “Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração.
17 Dar-lhe-ei as suas vinhas e o vale de Acor, como porta de esperança. Aí ela se tornará como no tempo de sua juventude, como nos dias em que subiu da terra do Egito.
18 Naquele dia - diz o Senhor - tu me chamarás: ‘Meu marido’, e não mais: ‘Meu Baal’.
21 Desposar-te-ei para sempre, desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura.
22 Desposar-te-ei com fidelidade, e conhecerás o Senhor”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145

Misericórdia e piedade é o Senhor.

Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores,
e ninguém pode medir sua grandeza.

Uma idade conta à outra vossas obras
e publica os vossos feitos poderosos;
proclamam todos o esplendor de vossa glória
e divulgam vossas obras portentosas!

Narram todos vossas obras poderosas,
e de vossa imensidade todos falam.
eles recordam vosso amor tão grandioso
e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Evangelho - Mateus 9, 18-26
Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

9 18 Jesus ainda falava, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: “Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá”. 19 Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discípulos. 20 Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. 21 Dizia consigo: “Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada”. 22 Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: “Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada instantaneamente. 23 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes: 24 “Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme”. Eles, porém, zombavam dele. 25 Tendo saído a multidão, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. 26 Esta notícia espalhou-se por toda a região.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Enquanto caminhava aqui na terra  Jesus prosseguia curando e libertando a todos os que O chamavam e a todos os que O tocavam. Era esta a sua missão: fazer com que o homem e a mulher entrassem novamente em comunhão com o Pai. 
 
Ele veio nos libertar da doença e da morte a que o pecado nos leva. Porém, a obra de Jesus depende da nossa fé. Aquele chefe que se aproximou de Jesus deu testemunho de sua fé diante do que para todos parecia ser irremediável. Mesmo diante da morte da sua filha aquele homem acreditou que Jesus tinha o poder de ressuscitá-la!  Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”, disse ele a Jesus. Aquele “mas” pronunciado por aquele pai fez com que Jesus concedesse à sua filha, uma nova vida!  Nós também muitas vezes pensamos estar mortos para o mundo, para o trabalho, para a vida, no entanto, estamos apenas dormindo e penando na nossa vidinha medíocre. Se tivermos fé Jesus também nos toma pela mão e nos levanta assim como fez com aquela mulher que sofria de hemorragia há doze anos.  Ela não se importou com o tempo que já se havia passado nem tampouco quis fazer alarde nem chamar a atenção de Jesus, mas apenas tocou a barra do manto de Jesus e foi curada! Por isso, Jesus deu o Seu diagnóstico: “a tua fé te salvou!” 
 
Diante do que ouvimos e meditamos neste texto nós não precisamos ficar procurando coisas fantasiosas nem extraordinárias para conseguir a cura das nossas enfermidades. Não precisaremos mais ir de um lado para outro buscando “paliativos” para as nossas dores. A fé em Jesus Cristo é que nos salva! Ter fé significa crer, confiar e depender. Os dois personagens do Evangelho de hoje não exigiram de Jesus atenção especial, eles apenas se aproximaram de Jesus cheios de fé e confiança. Que a nossa fé nos mova e nos faça sair de nós mesmos (as) para buscar a Jesus, na certeza de que só Ele é o médico dos homens e das almas e que o motivo maior para termos uma vida nova é simplesmente o nosso desejo de tocá-Lo. - Você tem procurado se aproximar de Jesus? - Você necessita ser curado (a) de alguma doença?  A quem você tem procurado?- Você já tocou em Jesus? - Como você acha que pode tocá-Lo? – Você acha que o Senhor o (a) cura com passe de mágica, ou que depende da sua fé? 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: