sexta-feira, 24 de julho de 2020

Liturgia Diária - A semente que dá fruto.


  Graça e Paz Kids: Jesus a parábola do semeador
1a Leitura - Jeremias 3,14-17
Leitura do livro do profeta Jeremias.

3 14 “Voltai, filhos rebeldes - oráculo do Senhor -, pois que sou vosso Senhor. Eu vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada família e vos reconduzirei a Sião.
15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria.
16 Quando vos multiplicardes e numerosos vos tornardes na terra, naqueles dias - oráculo do Senhor - não mais se falará da Arca da Aliança do Senhor; nem mais se pensará nela, perdendo-se a lembrança e a saudade; nem a ela se há de referir.
17 Naquele tempo, Jerusalém será chamada trono do Senhor e todas as nações lá se reunirão em nome do Senhor, sem mais persistir na obstinação do seu coração perverso”.
Palavra do Senhor.

Salmo - Jr 31

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

Ouvi, nações, a palavra do Senhor 
e anunciai-a nas ilhas mais distantes: 
“Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, 
e o guardará qual pastor a seu rebanho!” 

Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó, 
e o libertou do poder do prepotente. 
Voltarão para o monte de Sião, 
entre brados e cantos de alegria 
afluirão para as bênçãos do Senhor. 

Então a virgem dançará alegremente, 
também o jovem e o velho exultarão; 
mudarei em alegria o seu luto, 
serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho - Mateus 13,18-23
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes (Lc 8,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 18 Disse Jesus: “Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador:
19 quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho.
20 O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida,
21 mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.
22 O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa.
23 A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”.
Palavra da Salvação.

Reflexão  

Q
uando nós nos deixamos guiar pelo Espírito Santo e nos abrimos às Suas sugestões nós percebemos que Jesus nos fala das coisas simples e corriqueiras que fazem parte do nosso cotidiano como os aspectos da natureza para definir a Palavra de Deus e o coração do homem. Fala de pássaros, de flores, de frutos, de sementes, de nuvens, de chuva, de sol, de felicidade, de alegria, de paz, etc...  Não precisamos nos empenhar muito para assimilar o que a Palavra nos quer transmitir, basta abrir o coração e deixar Deus falar por meio das figuras e das expressões.  Semente, terreno pedregoso, beira do caminho, espinhos, boa terra, raiz, fruto. Estas coisas se comparam com o que existe no nosso coração, em outras palavras,  entendimento, alegria, ilusão, riqueza, preocupações, ambição,  sofrimento, perseguição, felicidade, etc. Assim sendo, Jesus esclarece que aquele que tem um coração aberto para acolher a Palavra de Deus, como um terreno fértil que recebe a semente das mãos do agricultor, esse é quem dá frutos de conversão. O semeador não escolhe o terreno, mas o efeito da semeadura depende da qualidade do terreno.  O conhecimento dos mistérios do reino dos céus só é dado àqueles (as) que têm um coração sensível para acolher a semente da Palavra de Deus. Quem ouve a palavra com má vontade, com pressa e desatenção tem naturalmente o seu entendimento obscurecido e, por isso não poderá dar frutos.  -  Qual tem sido o efeito da Palavra de Deus como semente jogada no seu coração? – No seu coração tem mais, pedras, espinhos, ou terra frouxa, arada, pronta para o plantio? – Você tem semeado a Palavra de Deus?
 
 
Helena Serpa 

Nenhum comentário: