sexta-feira, 10 de julho de 2020

Liturgia Diária - O Espírito Santo falará em vós.

Jesus Ensina Todos a Buscarem o Reino de Deus

1a Leitura - Oseias 14, 2-10
Leitura da profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 14 2 “Muni-vos de palavras (de súplicas) e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: ‘Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.
3 O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão’.
4 Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, (porque minha cólera apartou-se deles)’.
5 Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo.
6 Seus galhos estender-se-ão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano.
7 (Os de Efraim) virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano.
8 Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, torná-lo-ei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto.
9 Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51

Minha boca anunciará vosso louvor! 

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Mas vós amais os corações que são sinceros,
Na intimidade me ensinais sabedoria.
Aspergi-me e serei puro do pecado,
E mais branco do que a neve ficarei.

Criai em mim um coração que seja puro,
Dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
E confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!

Evangelho - Mateus 10,16-23
Aleluia, aleluia, aleluia.

Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado (Jo 16,13; 14,26).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 16 "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.
17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. 19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. 21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Evangelho Jesus continua as suas recomendações a respeito do envio. Jesus não enganou os seus amigos sobre os  possíveis contra tempos os quais eles poderiam enfrentar  no exercício da missão que lhes estava sendo entregue.

Jesus falou abertamente de muitos perigos que poderiam lhe acontecer, inclusive da rejeição dentro da própria família.

Dizemos que os dedos das mãos são irmãos mais não são iguais. Isso é uma grande verdade. Um dos filhos tem vocação para ser sacerdote. Um outro irmão tem tendências completamente contrárias. Como conciliar tudo isso, e seguir para o seminário? Deus providenciará. Ele irá cuidar de todos os detalhes, inclusive do seu irmão adverso!

Jesus prometeu aos seus amigos, os discípulos, que eles não ficariam órfãos, que eles não estariam desemparados quando algo desse errado.

E então Jesus lhe garantiu que o Espírito Santo falará em vós.  Veja bem. Jesus disse que o Espírito de Deus falará EM  vós. Isso é muito mais do que falará por vós.  Isso significa que o Espírito Santo estará em nós, e falará por meio da nossa boca.  Por tanto, não devemos ficar com medo, nos acovardar, mais sim, confiar NA PROMESSA DE CRISTO!

Pois Ele prometeu, Ele cumprirá!

Prezadas  irmãs, e irmãos. Quando estamos em ação missionária, não pensemos que estamos agindo pelas nossas próprias forças. Mais sim, que somos escolhidos, e que somos instrumentos da transmissão da palavra, pela graça de Deus. Por tanto, não estamos sós, mais sim, estamos agindo movidos pela, INSPIRAÇÃO, E PELA FORÇA DO ALTO!

Jesus confiou esta missão a nós, e nos elevou a qualidade de  Luz do mundo. Vós sois a luz do mundo!  Ao dizer isso, Jesus quis dizer, que Ele confiava em nós, a missão de continuar o seu trabalho! A missão de iluminar o mundo com a sua verdade, com a sua luz! Eu sou a Luz do mundo...

Sabemos que nem todos acreditam que nem todos aceitam esta missão, que nem todos tem tempo, que nem todos tem a coragem e a disposição favorável para ir ao mundo mostrar o Cristo vivo que está no meio de nós. Porém, a bem da verdade, todos são chamados e poucos serão escolhidos como disse o próprio Mestre. E que bom, que maravilhoso, que você foi escolhida, escolhido! Parabéns!

Porém, todos são convidados a iluminar este mundo que vive na escuridão do pecado. Podemos fazer isso pelo bom exemplo, e pelo testemunho. Vamos lá?

Deus quer que nós iluminemos as mentes humanas com a verdade anunciada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois os homens e as mulheres tem sede de Deus, e apesar dessa sede, apesar de terem o instinto da fé, todos precisam  ser iluminados, para que conheçam o verdadeiro Deus , em vez de um deus inventado pelas suas mentes. O Deus revelado pela razão, precisa ser  melhor explicado pelos catequistas, pelos missionários seja pela palavra viva, seja por escritos, seja pela Internet em forma de textos ou de vídeos. Esta é a nova fase da evangelização atual. Que estejamos preparados para ela.

 

 

Jose Salviano 


Nenhum comentário: