quarta-feira, 15 de julho de 2020

Liturgia Diária - Deus se revela aos simples.


  Missa de Ação de Graças – 31 de Dezembro – Eu Te louvo, ó Pai ...
1a Leitura - Isaías 10,5-7.13-16
Leitura do livro do profeta Isaías.

10 5 “Ai da Assíria, vara de minha cólera e bastão que maneja o meu furor.
6 Eu o enviei contra uma nação ímpia, e o lancei contra o povo, o objeto de minha cólera, para que o entregasse à pilhagem e lhe levasse os despojos, e o calcasse aos pés como a lama das ruas.
7 Mas ele não entendeu dessa maneira, e este não foi o seu pensamento. Ele só pensa em destruir, em exterminar nações em massa.
13 Foi pela força de minha mão que eu agi, e pela minha destreza, porque sou hábil. Dilatei as fronteiras, saqueei os tesouros e lancei por terra aqueles que estavam no trono.
14 Minha mão tomou como um ninho a riqueza dos povos. Assim como se recolhem os ovos abandonados, eu reuni a terra inteira. Ninguém moveu a asa, nem abriu o bico, nem piou.
15 Acaso o machado se vangloria à custa do lenhador? Ou a serra se levanta contra o serrador? Como se a vara fizesse agitar aquele que a maneja, como se o bastão fizesse mover o braço!
16 Por isso o Senhor Deus dos exércitos fará enfraquecer seus robustos guerreiros, e debaixo de sua glória acender-se-á um fogo como o de um incêndio”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 93/94

O Senhor não rejeita o seu povo. 

Eis que oprimem, Senhor, vosso povo 
e humilham a vossa herança; 
estrangeiro e viúva trucidam, 
e assassinam o pobre e o órfão! 

Eles dizem: “O Senhor não nos vê 
e o Deus de Jacó não percebe!” 
Entendei, ó estultos do povo; 
insensatos, quando é que vereis? 

O que fez o ouvido não ouve? 
Quem os olhos formou não verá? 
Quem educa as nações não castiga? 
Quem os homens ensina não sabe? 

O Senhor não rejeita o seu povo 
e não pode esquecer sua herança: 
voltarão a juízo as sentenças; 
quem é reto andará na justiça.

Evangelho - Mateus 11, 25-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, naquele que reconhece o seu nada e busca em Jesus o seu tudo!
Jesus se identifica com os pequenos, Ele também, experimentou no corpo e na alma, o desprezo a exclusão a indiferença dos grandes.
 
Enquanto caminhou por este chão, Jesus se mostrou íntimo dos pequenos, Ele sempre esteve ao lado dos mais fracos os rejeitados...
O Mestre de todos os mestres, serviu-se de meios humanos bem simples para falar da grandeza do Reino dos céus. Era através de pequenas histórias, (parábolas), que Ele fazia chegar ao coração dos pequenos, o conhecimento do Reino...
Jesus falava diante de todos, mas nem todos tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem, misturados com aqueles que gostava de escutá-lo, estavam também, os que queriam apenas investiga-lo, como os fariseus e os doutores da lei. A estes, Deus não se revelou por meio de Jesus, devido ao fechamento de seus corações.
Com o seu modo de viver, Jesus nos ensina, que o caminho que nos leva a salvação é o caminho da humildade, da simplicidade, um caminho que Ele percorreu, se misturando aos pobres e sofredores.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus expressa sua alegria, ao tomar conhecimento de que o Reino dos céus, anunciado pelos seus primeiros discípulos, começava a acontecer aqui na terra, e começava a acontecer, através dos pequenos.
 
Jesus agradece ao Pai: “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos.” Os pequenos, foram os primeiros a responderem positivamente a proposta do Reino dos céus, que foram os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade que deixaram tudo para seguir, não, a uma teoria, mas um homem chamado Jesus. Foram estes, os primeiros a aderirem à proposta de Jesus, a absorverem a sua mensagem salvífica, não, pela a inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus que os levou a fazer a experiência de Jesus em suas vidas, e a propagar a Boa Nova do Reino!
Ao se revelar aos pequenos, por meio de Jesus, Deus assegurou que as suas palavras permanecessem no mundo, pois os pequenos, foram e continuam sendo os guardiões e propagadores da sua palavra! O Reino dos céus, começou e continua se expandindo aqui na terra, através da fidelidade e da disposição daqueles que se fazem pequenos, esvaziando de si mesmos para se tornarem como crianças: dependentes do Pai...
 
Olivia Coutinho

Nenhum comentário: