terça-feira, 28 de julho de 2020

Liturgia Diária - O joio e o trigo estão no mundo.

  Evangelho de hoje (Mt 13,36-43) - Egídio Serpa | Egídio Serpa ...
1a Leitura - Jeremias 14,17-22
Leitura do livro do profeta Jeremias.

14 17 E tu lhes dirás: Que se me fundam em lágrimas os olhos, noite e dia sem descanso, porquanto de um golpe horrível foi ferida a virgem, filha de meu povo, e sua chaga não tem cura!
18 Se saio pelos campos, encontro homens atravessados pela espada; e se regresso à cidade, eu vejo outros passando pelo tormento da fome. Até o profeta e o sacerdote perambulam sem rumo pela terra. 19 Repelistes Judá, de verdade, e vossa alma se desgostou de Sião? Por que nos feristes de mal incurável? Esperamos a salvação; nada, porém, existe de bom; aguardamos a era de soerguimento, mas só vemos o terror! 20 Senhor! Conhecemos nossa malícia e a iniqüidade de nossos pais. (Bem sabemos) que pecamos contra vós. 21 Pela honra, porém, de vosso nome, não nos abandoneis, nem desonreis o vosso trono de glória. Lembrai-vos! E não rompais o pacto que conosco firmastes. 22 Haverá, entre os vãos ídolos dos pagãos, algum que provoque a chuva? Ou é o céu que proporciona os aguaceiros? Não! Sois vós, Senhor, nosso Deus, vós, em quem depositamos nossa esperança; vós, que todas essas coisas haveis criado.
Palavra do Senhor.

Salmo - 78/79

Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! 

Não lembreis as nossas culpas do passado,
mas venha logo sobre nós vossa bondade,
pois estamos humilhados em extremo. 

Ajudai-nos, nosso Deus e salvador!
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos!
Por vosso nome, perdoai nossos pecados! 

Até vós chegue o gemido dos cativos:
libertai com vosso braço poderoso
os que foram condenados a morrer!
Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,
celebramos vosso nome para sempre,
de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho - Mateus 13,36-43
Aleluia, aleluia, aleluia.
A semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 36 Então, Jesus despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo.
37 Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. 40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo. 41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal 42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão 
 
Jesus nos dá perfeito entendimento da parábola do joio e do trigo quando situa ser o mundo o terreno onde um homem plantou a boa semente, mas vindo um inimigo, plantou também no mesmo terreno, a semente do mal. E explicou também que o Homem é Ele, que a boa semente são os que pertencem ao reino, o joio são os que pertencem ao maligno e o inimigo é o diabo, a colheita é o fim dos tempos e os ceifadores são os anjos. Podemos entender então, que Jesus nos fala de um mundo físico e espiritual, povoado de entes que têm em si a sementeira que produz frutos bons ou maus, numa dimensão também material e espiritual. Consequentemente o nosso ser, corpo, alma e espírito, é fator determinante para que aconteça, desde já, o reino de Deus aqui no mundo e, no último dia poder conquistar o reino definitivo no céu. Assim sendo, podemos fazer uma avaliação da nossa situação neste mundo, para que percebamos em que contexto estamos inseridos, e assim, ajuizar se, somos trigo ou somos joio. 
 
Por causa da nossa fragilidade humana nós nunca gostamos de abordar o assunto da morte, no entanto, se, verdadeiramente nos apossássemos da promessa de bem aventurança eterna, não nos seria difícil refletir sobre esse tema. O homem material é um ser fadado à morte, no entanto, o nosso homem espiritual tem um desígnio de eternidade. Todavia podemos aquilatar que se o nosso homem material for semente do mal que é o joio e se praticarmos o mal e fizermos com que os outros pequem, com certeza, o nosso homem espiritual estará também fadado à morte eterna, e seremos “jogados na fornalha de fogo”. Do contrário, se o nosso homem material estiver em unidade com o nosso ser espiritual, somos o trigo que brilha como o sol no reino de Deus. As obras da carne nós já sabemos, são ódio, divisões, ciúmes, contendas, paixões desenfreadas, maus escrúpulos, roubos, assassinatos, adultério, fornicação, impurezas, mentira, corrupção e outras mais. No entanto, o espírito que age sob a luz do Espírito Santo, produz frutos de santidade e justiça, como, amor, perdão, mansidão, acolhimento, bondade, solidariedade, generosidade, compreensão, pureza, piedade e outras ações que produzem o bem. – Você acha que está sendo joio ou trigo no mundo? – Você vive mais o homem material ou o homem espiritual? Pense nas suas ações e reflita: Se os ceifadores chegassem hoje para fazer a colheita para onde você seria levado (a)? 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: