quarta-feira, 1 de julho de 2020

Liturgia Diária - O mal não sobrepõe o bem.

Documento sem título
1a Leitura - Amós 5,14-15.21-24
Leitura da profecia de Amós.
5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.
15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José! 21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos; 22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados. 23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas; 24 mas, antes, que jorre a eqüidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.
Palavra do Senhor.

Salmo -

A todos os que procedem retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

“Escuta, ó meu povo, eu vou falar;
ouve, Israel, eu testemunho contra ti:
eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!

Eu não venho censurar teus sacrifícios,
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
não preciso dos novilhos de tua casa
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

Porque as feras da floresta me pertencem
e os animais que estão nos montes aos milhares.
Conheço os pássaros que voam pelos céus
e os seres vivos que se movem pelos campos.

Evangelho - Mateus 8,28-34
Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 28 No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali.
29 Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” 30 Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava. 31 Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”. 32 “Ide”, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas. 33 Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados. 34 Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos mostrar, um Deus comprometido com a vida, um Deus libertador que se revelou plenamente na pessoa de Jesus!
O texto começa dizendo, que quando Jesus chegou à outra margem, uma terra onde imperava o mal, dois homens, possuídos pelo o demônio, (mal) vão ao encontro Dele para atacá-Lo.
A presença de Jesus atormentou, não, aqueles dois homens em si, mas o mal que estava presente neles. Naquele momento, o demônio (mal) sentiu que poderia perder aqueles homens para Jesus. E foi o que aconteceu, a simples presença de Jesus, aniquilou a força do mal que estava escravizando-os.
O episódio nos mostra o poder de Jesus sobre o mal! Naquele encontro, não houve confronto, a presença de Jesus por si só, foi suficiente para libertar aqueles homens, fazer com que o mal reconhecesse o seu verdadeiro lugar, que no texto, é simbolizado pela manada de porcos.
Aqueles dois homens dominados pelo o mal, simboliza todas as pessoas que estão sendo escravizadas pelas forças do mal que as impede de falar e de agir como sujeitos de sua própria história! É aí que entra a nossa responsabilidade como cristão: tornar-nos caminho de libertação para estes, levando-os ao encontro de Jesus!
As estruturas do mal conhecem quem é mais forte do que elas, quem tem o poder de destruí-las, por isto fazem de tudo para eliminá-las, mas não conseguem, pois o mal não sobrepõe o bem, não encontra brecha num coração habitado por Jesus...
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganha força em nós, quando não cultivamos o bem plantado por Deus no nosso coração.
O mal não tem vez diante do bem, daí, a importância de estarmos sempre em sintonia com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo: a Trindade Santa, nosso escudo contra o mal. Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, o que vai fazer a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus para nós!
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para a sua vida.
 
  Olívia Coutinho
 

Nenhum comentário: