sábado, 18 de julho de 2020

Liturgia Diária - Jesus, pleno de bondade e amor.


 Evangelho do dia: A mãe e os irmãos de Jesus (Mt 12,46-50 ...
1a Leitura - Miquéias 2,1-5
Leitura da profecia de Miqueias.

1 Ai dos maquinadores de iniqüidade, dos que tramam o mal nos seus leitos, e o executam logo ao amanhecer do dia, porque têm o poder na mão! 2 Cobiçam as terras e apoderam-se delas, cobiçam as casas e roubam-nas; fazem violência ao homem e à sua família, ao dono e à sua herança. 3 “Por isso”, eis o que diz o Senhor: “medito um mal contra essa raça, do qual não livrareis o vosso pescoço. Não andareis mais com a cabeça erguida, porque será um tempo de calamidades; 4 naquele dia compor-se-ão canções a vosso respeito, e cantar-se-á uma elegia: ‘Estamos perdidos, dir-se-á; fizeram passar a outros parte de meu povo. Como ma arrebataram? Nossas terras foram divididas entre os rebeldes’. 5 Por isso não haverá ninguém que estenda o cordel para ti sobre uma parte na assembléia do Senhor”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 9B/10

O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos. 

Ó Senhor, por que ficais assim tão longe
e, no tempo da aflição, vos escondeis,
enquanto o pecador se ensoberbece,
o pobre sofre e cai no laço do malvado? 

O ímpio se gloria em seus excessos,
blasfema o avarento e vos despreza;
em seu orgulho ele diz: “Não há castigo!
Deus não existe!” É isso mesmo que ele pensa. 

Só há maldade e violência em sua boca,
em sua língua, só mentira e falsidade.
Arma emboscadas nas saídas das aldeias,
mata inocentes em lugares escondidos. 

Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento,
vós olhais e tomais tudo em vossas mãos!
A vós o pobre se abandona confiante,
sois dos órfãos vigilante protetor.

Evangelho - Mateus 12,14-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5,19).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 14 Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de matar Jesus.
15 Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16 Proibia-lhes formalmente falar disso, 17 para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18 “Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19 Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20 Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21 Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus ficou sabendo que os fariseus decidiram eliminá-lo  logo de uma vez. A reação do Mestre não foi de espraguejar, de xingar, de maldizer os seus adversários, mas sim de fazer o bem com mais força, com mais intensidade. Ele saiu dali, e foi em busca dos irmãos necessitados, e continuou fazendo muitas curas.
Jesus é pleno de bondade e amor infinito.  E foi por isso que Ele nos aconselhou   a rezar pelos nossos inimigos.
Deus criou o mundo num ato de poder e de bondade infinita. Tanto  é que Ele enviou o seu Filho ao mundo não para condená-lo, mais para salvá-lo.
Jesus passou toda a sua vida fazendo o bem, e exatamente por isso Ele foi condenado injustamente.  Então você poderá pensar: O melhor é fazer o mal? Não! Perante o mundo isso até pode ser uma escolha muito esperta. Porém, diante de Deus e da lógica da vida, da sobrevivência, é exatamente o contrário.  Todos nós precisamos uns do outros. A vida  é uma congraçamento de interesses, uma soma de cooperações, e  de partilha. E tudo isso promove a paz.
Ao contrário,  se optarmos pelo egoísmo pleno, a máquina social ficará emperrada, e só vai predominar a lei do mais forte, e por tanto, ausência da paz tão necessária para a felicidade.
A bondade de Jesus foi expressada, demonstrada em todos os seus atos, e palavras. Principalmente aquelas palavras ditas por Ele no momento da cruz: Pai, perdoai-lhes pois não sabem o que fazem!    
Ele pediu ao Pai que perdoassem a todos os que ali estavam lhe causando tanto mal, tanto sofrimento, até a morte!
Cristo em grego, significa o Messias em hebraico, significa o ungido. Jesus é o Cristo porque é consagrado por Deus, ungido pelo Espírito Santo para a missão redentora. Ele é o Messias que foi esperado por Israel, enviado ao mundo pelo Pai. Porém, quando Ele chegou e assumiu a natureza humana, e mostrou os seus poderes, os judeus o considerou  um impostor.
Jesus aceitou o título de Messias, precisando porém, o seu sentido: descido do céu, crucificado e depois ressuscitado, Ele é o Servo Sofredor que deu sua vida em resgate pela  nossa salvação.
E nós somos seus seguidores, fiéis, e católicos.  Do nome Cristo é que veio para nós o nome de cristãos.
Minha irmã, meu irmão. Se você está  passando por um mau bocado em sua existência, se está se sentindo completamente desnorteado, sem futuro, se a vida já lhe perdeu o sentido, pare para pensar. Jesus é pleno de bondade e amor. Jesus está disponível neste exato momento para lhe ajudar. Seja qual for o seu problema, fale com Ele!  Com toda certeza, o que mais você está necessitado é de uma boa confissão. Procure um sacerdote, e faça isso. Desabafe, fale tudo, bota pra fora o que lhe está incomodando tanto...  em outras palavras, volte para Deus. Mude a sua vida, e você verá que irá sentir de novo o sentido da vida!
E se você conhece alguém que precisa mudar de vida, conduza a ela ou ela, a fazer o mesmo!
Busque a Deus e sua vida voltará  a ter sentido!
Faça isso, e você verá que a felicidade até existe!


José Salviano

Nenhum comentário: