terça-feira, 7 de julho de 2020

Liturgia Diária - Jesus nos tira da ignorância e do pecado.


 Evangelho do Dia: Jesus e o possesso na sinagoga (Lc 4, 31-37 ...
1a Leitura - Oseias 8,4-7.11-13
Leitura da profecia de Oseias.
8 4 “Constituíram reis sem minha aprovação, e chefes sem meu conhecimento. Fizeram para si ídolos de sua prata e de seu ouro, para a sua própria perdição.
5 Rejeito teu bezerro (de ouro), ó Samaria! Minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando não poderão eles purificar-se? 6 Porque (esse bezerro) é obra de Israel, foi um artista que o fez; ele não é um deus, será, pois, despedaçado o bezerro de Samaria. 7 Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros. 11 Efraim multiplicou os altares, e seus altares só lhe serviram para pecar. 12 Mesmo que eu lhe escreva todos os preceitos de minha lei, ele a estimará como uma lei estrangeira. 13 Oferecem vítimas em sacrifício e comem-lhes as carnes, mas o Senhor não se compraz nelas. Doravante ele se lembrará da iniqüidade deles, e punirá os seus pecados: voltarão para o Egito”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 113B/115
Confia, Israel, no Senhor!

É nos céus que está o nosso Deus,
Ele faz tudo aquilo que quer.
São os deuses pagãos ouro e prata,
Todos eles são obras humanas.

Te boca e não podem falar,
Têm olhos e não podem ver;
Têm nariz e não podem cheirar,
Tendo ouvidos, não podem ouvir.

Têm mãos e não podem pegar,
Têm pés e não podem andar.
Como eles serão seus autores,
Que os fabricam e neles confiam.

Confia, Israel, no Senhor.
Ele é teu auxílio e escudo!
Confia, Aarão, no Senhor.
Ele é teu auxílio e escudo!

Evangelho - Mateus 9, 32-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 9 32 apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio.
33 O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: "Jamais se viu algo semelhante em Israel". 34 Os fariseus, porém, diziam: "É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios". 35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade. 36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. 37 Disse, então, aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os operários são poucos. 38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Neste Evangelho vemos como Jesus cura um homem mudo que estava possuído pelo demônio. O demônio é o espírito das trevas e da escuridão, espírito de rebeldia e de injustiça. Quando nos deixamos ser tomados pelas suas sugestões  e caímos no pecado ele faz a sua festa e nos tornamos homens e mulheres, mudos, apáticos, sem compromisso, sem esperança, sem entusiasmo. Entretanto o poder e o domínio de Jesus são muito maiores do que a ousadia e a pretensão de satanás. Ele vem em nosso auxílio para nos tirar da ignorância e do pecado, ao mesmo tempo em que nos tira do anonimato, também nos dá dignidade.  
Hoje, como ontem, o Senhor continua pedindo ao Pai, trabalhadores para a sua messe, porque olha as multidões e se compadece daqueles (as) que vivem abandonados, cansados e abatidos.  Jesus veio inaugurar o tempo da misericórdia e, hoje como ontem, Ele conclama os Seus discípulos para serem trabalhadores da messe.  A  messe continua grande, mas os trabalhadores são poucos.”  Há muitos que continuam como ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança, até dentro das nossas casas e Jesus nos chama a  trabalhar na Sua colheita. 
 
A vivência do amor anima as pessoas enfraquecidas, enfastiadas e sem perspectiva. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, estaremos sendo trabalhadores da Sua messe. Quanto mais nos apresentarmos à vinha do Senhor mais, surdos e mudos serão curados.  -  Você já se sente liberta do demônio que paralisa os lábios do homem? - Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? – O que você diz a elas? - Você tem ajudado a alguém pelo menos escutando e acolhendo? - Você se considera trabalhador da messe de Cristo?- Em que você tem empregado o seu tempo livre?  
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: