quarta-feira, 29 de julho de 2020

Liturgia Diária - Ser como Marta ou Maria?


  Nas mãos do oleiro: A melhor parte não lhe será tirada ...
1a Leitura - 1 João 4,7-16
Leitura da primeira carta de São João.

4 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
9Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.
10Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.
11Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.
12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.
13Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.
14E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.
16Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.
Palavra do Senhor.

Salmo - 33/34

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo.

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre e minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!

Comigo engrandecei ao senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu
e de todos os temores me livrou.

Contemplai a sua face e alegrai-vos,
E vosso rosto não se cubra de vergonha!
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,
E o Senhor o libertou de toda angústia.

O anjo do Senhor vem acampar
Ao redor dos que o temem e os salva.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos,
Porque nada faltará aos que o temem.
Os ricos empobrecem, passam fome,
Mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

Evangelho - João 11,19-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 11 19muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão.
20Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa.
21Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!
22Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá".
23Disse-lhe Jesus: "Teu irmão ressurgirá".
24Respondeu-lhe Marta: "Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia".
25Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
26E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?"
27Respondeu ela: "Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Por meio deste Evangelho Jesus revela para nós a atitude das duas irmãs que O receberam em sua casa, para que possamos também avaliar como estamos recebendo Jesus na nossa vida.  Marta, cheia de muitas preocupações para que tudo estivesse perfeito para receber aquela visita ilustre. Maria, completamente desligada das obrigações sociais abandonou-se para que o encontro dela com Jesus fosse perfeito. Para isso ela “sentou-se aos pés do Senhor e escutava a Sua Palavra”. Diante deste cenário nós podemos fazer uma avaliação de como tem sido os nossos encontros com o nosso Salvador. Às vezes, nós até nos ajoelhamos diante de Jesus, mas não conseguimos entregar a Ele as nossas preocupações com o que temos que fazer porque não nos abandonamos e às Suas sugestões e continuamos agitados por muitas coisas. Não conseguimos fazer como Maria que escolheu a melhor parte e esta nunca lhe será tirada. 
Quantas vezes nós também convidamos Jesus para entrar na nossa vida, queremos conhecê-Lo, desejamos “receber” as Suas graças de cura, de libertação e solução para os nossos problemas! No entanto, nos esquecemos de sentar para escutá-Lo, não abrimos a Sua Palavra para conhecê-Lo melhor e nos agitamos preocupados (as) em fazer alguma coisa para agradá-Lo. Fazemos promessas, jejuamos, rezamos novenas, até O servimos na Igreja ou na comunidade, mas não paramos para fazer a nossa oração pessoal que é a oportunidade de aprender com Ele a palavra chave que nos oferece o remédio para curar as nossas e enfermidades. Somos Marta ou Maria? Que possamos aprender com as duas. Primeiramente, é indispensável que façamos como a Maria que recebeu os ensinamentos de Jesus, usufruiu da Sua intimidade e fortaleceu a sua fé. Esta é a melhor parte, no entanto, não podemos ficar só nisso. A nossa oração, a nossa reflexão com os ensinamentos de Deus nos motivam a agir para viver o amor e resolver as nossas questões. 
Há muitas pessoas que entendem ser o trabalho uma oração, desde que ele seja para a glória de Deus, e isto também é verdade.  Todavia, quando agimos assim, dentro de nós haverá sempre o silêncio e o vazio  que a ausência da oração pessoal provoca. A ação que agrada a Deus é aquela que advém do nosso diálogo com Ele, pois só assim iremos descobrir qual é a nossa parte na Sua obra. O que fizermos com as nossas mãos, o que providenciamos com o nosso trabalho incessante, poderá passar, mas o que apreendermos com Jesus, será como um tesouro inesgotável que nunca nos será tirado. Marta fazia tudo para agradar a Jesus, no entanto, o que mais Ele desejava era a sua companhia.
Deus também gosta de estar conosco e de nos ter aos Seus pés, isto é, diante Dele, recebendo o Seu carinho e a Sua atenção. Façamos, pois, hoje ainda o convite para que Jesus nos visite, porém deixemos de lado todas as preocupações para agradá-Lo e nos postemos quietos à Sua disposição para que Ele faça em nós tudo que é da vontade do Pai, pois somente Ele a conhece. E todas as nossas preocupações serão resolvidas.  – Você também tem convidado Jesus para ir à sua casa? – Qual tem sido a sua conduta ante a visita de Jesus? – O que mais você tem feito: rezado novena ou meditado com a Palavra de Deus?  -Você é Marta ou Maria no seu dia a dia?  - Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? 


  
Helena Serpa

Nenhum comentário: