terça-feira, 14 de julho de 2020

Liturgia Diária - Tomar consciência!


 Evangelho do dia - 17/07/2018 - Jesus condena os incrédulos - Mt ...
1a Leitura - Isaías 7,1-9
Leitura do livro do profeta Isaías.

7 1 No tempo de Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, Rasin, rei de Arão, foi com Pecá, filho de Romelia, rei de Israel, contra Jerusalém para lhe dar combate; mas não pôde apoderar-se dela.
2 Quando se soube, na casa de Davi, que (o exército da) Síria estava acampado em Efraim, o coração do rei e o de seu povo ficaram perturbados como as árvores das florestas agitadas pelos ventos.
3 Então disse o Senhor a Isaías: “Vai ter com Acaz, com Sear-Jasub, teu filho, na extremidade do aqueduto do reservatório superior, no caminho do campo do pisoeiro”.
4 E dize-lhe: ‘Tem ânimo, não temas, não vacile o teu coração diante desses dois pedaços de tições fumegantes. (Diante do furor de Rasin, da Síria, e do filho de Romelia).
5 Visto que a Síria decidiu tua perdição, com Efraim e o filho de Romelia, dizendo:
6 Vamos contra Judá, nós o bateremos, e nos apoderaremos dele, e proclamaremos rei o filho de Tabeel’.
7 Eis o que disse o Senhor Javé: ‘Isso não acontecerá, essas coisas não se realizarão,
8 porque a capital da Síria é Damasco, e a cabeça de Damasco é Rasin. (Dentro de sessenta e cinco anos Efraim desaparecerá do rol dos povos.)
9 E a capital de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Romelia. Se não o crerdes, não subsistireis’”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 47/48

O Senhor estabelece sua cidade para sempre. 

Grande é o Senhor e muito digno de louvores 
na cidade onde ele mora; 
seu monte santo, esta colina encantadora 
é a alegria do universo. 

Monte Sião, no extremo norte situado, 
és a mansão do grande rei! 
Deus revelou-se, em suas fostes cidadelas, 
um refúgio poderoso. 

Pois eis que os reis da terra se aliaram 
e todos juntos avançaram; 
mal a viram, de pavor estremeceram, 
debandaram perturbados. 

Como as dores da mulher sofrendo parto, 
uma angústia os invadiu; 
semelhante ao vento leste impetuoso, 
que despedaça as naus de Társis.

Evangelho - Mateus 11,20-24
Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
11 20 Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:
21 “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza.
22 Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!
23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.
24 Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!”
Palavra da Salvação.

Reflexão     
                                  
Diante destas palavras de Jesus todos nós somos chamados a refletir sobre a nossa vida para tomar consciência de que somos privilegiados, porque temos acesso à Palavra de Deus e testemunhas de muitos milagres e bênçãos recebidas na nossa caminhada. Por essa razão seremos tratados com mais dureza do que aqueles (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus ensinamentos. Como Corazim, Betsaida e Cafarnaum, nós hoje, usufruímos de bênçãos gratuitas e nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletir e meditar sobre as mensagens do Evangelho, somos como aquelas  cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem por isso, queriam acreditar que Ele  fosse o  Filho de Deus. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos, no entanto, talvez, se elas tivessem a oportunidade que estamos tendo, poderiam arrepender-se e, quem sabe, alcançariam um lugar melhor que o nosso no reino de Deus.    Por isso, hoje, Jesus nos manda abrir olhos e ouvidos a fim de apreender os Seus ensinamentos. 
 
A cada momento, somos exortados e admoestados pela Sua Palavra  que tem o objetivo de nos levar à conversão, à uma mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação  interior. O Senhor nos avisa, e, ai de nós se não acreditarmos. Muitas vezes temos fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens, mas não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna. -  Você tem dado crédito à Palavra que reflete?  - A que  espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado? – Você identifica  milagres na sua vida? – Como você tem demonstrado gratidão a Deus?
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: