terça-feira, 21 de julho de 2020

Liturgia Diária - “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”


 Quarto Domingo do Tempo Comum – Nenhum profeta é bem recebido em ...
1a Leitura - Miqueias 7,14-15.18-20
Leitura da profecia de Miqueias.

7 14 Conduzi com o cajado o vosso povo, o rebanho de vossa herança que se encontra espalhado pelas brenhas, para o meio de vergéis; que ele paste como outrora em Basã e em Galaad.
15 Como nos dias em que saístes do Egito, fazei-nos ver prodígios.
18 Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia?
19 Uma vez mais, tende piedade de nós! Esquecei as nossas faltas e jogai nossos pecados nas profundezas do mar!
20 Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos!
Palavra do Senhor.

Salmo - 84/85

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade. 

Favorecestes, ó Senhor, a vossa terra, 
libertastes os cativos de Jacó. 
Perdoastes o pecado ao vosso povo, 
encobristes toda a falta cometida; 
retirastes a ameaça que fizestes, 
acalmastes o furor de vossa ira. 

Renovai-nos, nosso Deus e salvador, 
esquecei a vossa mágoa contra nós! 
ficareis eternamente irritado? 
Guardareis a vossa ira pelos séculos? 
Guardareis a vossa ira pelos séculos? 

Não vireis restituir a nossa vida, 
para que em vós se rejubile o vosso povo? 
Mostrai-nos, Senhor, vossa bondade, 
concedei-nos também vossa salvação!

Evangelho - Mateus 12,46-50
Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”.
48 Jesus respondeu-lhe: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Eu tenho a minha mãe de sangue,  tenho a minha mãe que é Maria, mãe da Igreja, que também é minha mãe.
Tenho meus irmãos  consanguíneos,  e também outros irmãos espalhados pelo mundo afora. Irmãos que nem conheço nem nunca vou conhecer pessoalmente. Mas que são meus irmãos em Cristo Jesus.
Até uma criança sabe  por que somos todos irmãos. É por que somos todos filhos de um mesmo Pai, que é Deus. É claro que cada um de nós tem o seu pai terreno. Porém, todos somos filhos de Deus que, quer queiramos ou não, Ele é o Pai de todos nós. 
 
Evidentemente, assim como os nossos irmãos de sangue nos são mais chegados, mais íntimos, o mesmo acontece com os nossos irmãos universais. Os nossos irmãos da Igreja local nos são mais próximos do que os demais irmãos deste mundo.
E a todos os nossos irmãos, começando pela nossa família, temos de dar o nosso bom exemplo de Filho de Deus, seguidor de Jesus Cristo.
Jesus hoje nos apresenta uma nova família que nasce da palavra viva.  Esta família se chama Igreja. Esta Igreja reúne filhos de lugares diferentes, de culturas diversas,  das mais variadas línguas, cor sexo, de todas as latitudes e longitudes deste planeta Terra.  Do ártico ao Antártico, do Equador, do Oriente e do Ocidente. Formamos todos um só rebanho que segue os ensinamentos de Cristo. E vivemos uma só palavra, e seguimos a um só representante de Deus na Terra, o Papa.
A Igreja forma uma unidade na diversidade. Somos pessoas diferentes, porém somos unidos pelo amor de Deus, revelado pelo seu Filho Jesus Cristo. 
 
A Igreja é a presença de Deus no mundo. E Deus cuida desta família com todo amor. Ele a orienta, protege, e a preserva desde ontem, hoje e sempre.
Somos orgulhosos de pertencer a esta grande família universal, que foi iniciada pela ação de Jesus, seguida pelo trabalho corajoso dos apóstolos, iluminados pelo Espírito Santo.
Alguns não entenderam a reação de Jesus naquele dia em que Ele disse: que é minha mãe e meus irmãos, senão aqueles e aquelas que ouvem  e praticam a palavra de meu Pai?...
Queridas e queridos irmãos. Sejamos todos nós irmãos de Jesus.  Sejamos todos seus seguidores, e pertencentes  a sua família. A família implantada  no meio de nós pela semente da palavra  de Deus. Sejamos ouvintes, leitores e praticantes da palavra do Pai de Jesus, que também é o nosso Pai.
 

José  Saalviano.

Nenhum comentário: