sábado, 4 de julho de 2020

Liturgia Diária - O vinho novo do Evangelho.


Evangelho do Dia: Jesus ensina em Nazaré (Mt 13, 54-58) – Oratório ...
1a Leitura - Amós 9,11-15
Leitura do livro de Amós.
9 11 “Naquele dia, levantarei a cabana arruinada de Davi, repararei as suas brechas, levantarei as suas ruínas, e a reconstruirei como nos dias antigos, 12 para que herdem o que resta de Edom, e de todas as nações sobre as quais o meu nome foi invocado – oráculo do Senhor, que executará estas coisas. 13 Eis que vêm dias – oráculo do Senhor – em que seguirão de perto o que planta e o que colhe, o que pisa os cachos e o que semeia; o mosto correrá pelas montanhas, todas as colinas se derreterão. 14 Restaurarei então o meu povo de Israel; reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão; plantarão vinhas e beberão o seu vinho, cultivarão pomares e comerão os seus frutos. 15 Implantá-los-ei no seu solo, e não serão mais arrancados da terra que lhes dei” – oráculo do
Senhor, teu Deus. Palavra do Senhor.


Salmo - 84/85

O Senhor anunciará a paz para o seu povo! 

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: 
É a paz que ele vai anunciar; 
A paz para o seu povo e seus amigos, 
Para os que voltam ao Senhor seu coração. 

A verdade e o amor se encontrarão, 
A justiça e a paz se abraçarão; 
Da terra brotará a fidelidade, 
E a justiça olhará dos altos céus. 

O Senhor nos dará tudo o que é bom, 
E a nossa terra nos dará suas colheitas; 
A justiça andará na sua frente 
E a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho - Mateus 9,14-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 14 Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?" 15 Jesus respondeu: “Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão. 16 Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior. 17 Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Jesus veio nos trazer o novo mandamento do amor que só é acolhido por um coração renovado, que tenha experimentado de uma forma diferente o amor misericordioso do Pai. Os discípulos de Jesus partilhavam com Ele de todos os eventos com alegria e submissão à Sua vontade e aos Seus ensinamentos. Por permanecerem perto de Jesus eles usufruíam da Sua presença e da Sua companhia, com alegria e disposição. Por isso, não tinham clima para jejuar, nem precisavam disso.  Estar perto de Jesus faz com que também aprendamos com Ele sobre as coisas do alto e as revelações do Pai por isso, precisamos perceber que Ele veio dar sentido a todas as nossas ações em qualquer esfera da nossa vida. Assim, Jesus nos ensina a praticar os atos religiosos de coração e não por obrigação.  Para os cristãos o jejum deve ter um significado de vida e de alegria, pois é uma prática que nos leva a ofertar ao Senhor o sacrifício que fazemos. Por esta razão há que se ter uma causa nobre e sincera para que pratiquemos o jejum e o sacrifício. Não nos basta jejuar somente por jejuar, sem um motivo que toque o nosso coração.  Deus conhece o nosso coração e sabe das nossas motivações, portanto quando jejuarmos devemos fazê-lo com muita disposição e por amor, sem lamentos   nem justificativas.  Há momentos na nossa vida que não nos cabe  jejuar nem fazer sacrifícios, mas sim aproveitar a ocasião que nos é oferecida. De que adianta jejuar  se o nosso coração não está contrito no sacrifício? Um coração ressentido, vingativo, revoltado não consegue amar nem fazer nada por amor. 

O remendo novo em pano velho, assim como o vinho novo em odres velho, significa a mentalidade com que nós acolhemos os ensinamentos de Jesus.  O vinho e o remendo são a nossa maneira de pensar e de viver. O odre e o pano representam o nosso coração que acolhe a novidade do Evangelho de Jesus que prega o Amor e a misericórdia. As pessoas que têm Deus em conta de um juiz castigador e exigente, nunca poderão entender o Seu Amor Eterno, que ama sem explicações e sem motivos. Portanto o que Jesus nos pede é o nosso coração em sintonia com a mentalidade de Deus que tem o Amor como primeira regra. O nosso coração só estará em paz e contrito quando nos dispusermos a aceitar o Evangelho como um vinho novo que vem dar nova alegria e novo sentido à nossa vida.  - Qual é a sua intenção quando pratica o jejum ou faz algum sacrifício?- O seu coração se alegra ou se entristece?  - Você sabe aproveitar o tempo em que está vivendo? – O que você tem oferecido ao Senhor?


Helena Serpa

Nenhum comentário: