quinta-feira, 9 de julho de 2020

Liturgia Diária - O reino é Jesus;


 NEM OURO, NEM PRATA… (Mt 10,7-15) – Texto de Antônio Carlos ...
1a Leitura - Oseias 11,1-4.8-9
Leitura da profecia de Oseias.

Assim fala o Senhor: 11 1 “Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.
2 Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos.
3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.
4 Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.
8 Como poderia eu abandonar-te, ó Efraim, ou trair-te, ó Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão.
9 Não darei curso ao ardor de minha cólera, já não destruirei Efraim, porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti, e não gosto de destruir”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 79/80

Sobre nós iluminai a vossa face
E, então, seremos salvos, ó Senhor! 

Ó pastor de Israel, prestai ouvidos.
Vós, que sobre os querubins vos assentais,
Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
E vinde logo nos trazer a salvação!

Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
Foi a vossa mão direita que a plantou;
Protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Evangelho - Mateus 10,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7 "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! 9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, 10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. 11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. 12 Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’. 13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. 14 Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. 15 Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Neste Evangelho Jesus nos chama insistentemente e nos conclama, com uma ordem: “Em vosso caminho, anunciai: o reino dos céus está próximo!  Quando encontramos Jesus nós nos deparamos com o Seu reino e notamos nas coisas mais simples a presença de Deus. O dia que nasce todas as manhãs, o sol que nos aquece, a chuva que nos refresca, depois, a noite que nos dá o descanso e embala o nosso sono. Descobrimos que o estar com Deus nos faz sentir paz, alegria, amor, que temos proteção, temos saúde, disposição e esperança. Assim sendo, o reino dos céus se manifesta na nossa vida a cada dia quando percebemos as maravilhas que acontecem em nosso coração que antes era árido, sem vida, sem esperança e triste. Quando meditamos e refletimos com a Palavra de Deus e participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado.  Contudo, há muitos que não têm nada disso, às vezes possuem até muito dinheiro e bens, mas não sabem apreciar as coisas simples porque ainda não encontraram o reino dos céus que é completamente diverso do reino da terra.  Por isso, Jesus nos envia a anunciar o reino a todas as pessoas as quais encontramos, no meio das circunstâncias em que estamos vivendo, no lugar em que  estamos, em qualquer situação, sob qualquer condição. Ele nos manda contagiar o mundo com o Seu poder, e a Sua glória, aqui mesmo na terra dos viventes! 
 
Por isso não podemos perder tempo: o reino de Deus está dentro de nós e, consequentemente, temos em nós o poder e a autoridade de Jesus para em Seu Nome, “curar doentes, ressuscitar mortos, purificar leprosos e expulsar os demônios”  como nos fala o Evangelho. Todas as vezes em que nos aproximamos de alguém e em Nome de Jesus o ajudamos a sair do pecado estamos o levando para um novo caminho e,  assim, cumprindo o Evangelho. A nossa recompensa será a paz de Jesus que é o sinal de que o reino de Deus acontece também dentro de nós.   – Você também tem anunciado o reino de Deus por onde anda?  - Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?- O que você percebe quando o dia é chuvoso ou ensolarado? – Isto tira o seu humor? - O que você leva consigo quando anuncia o reino: dinheiro, sacolas, ou a palavra e o seu testemunho? – O que você tem recebido de recompensa por isso? 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: