domingo, 5 de julho de 2020

14º Domingo do Tempo Comum - "“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra..."

 27 curtidas, 1 comentários - Evangelho do dia (@liturgia.diaria ...
1a Leitura - Zacarias 9,9-10
Leitura da Profecia de Zacarias

9 9 “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta. 10 Ele suprimirá os carros de guerra na terra de Efraim, e os cavalos de Jerusalém. O arco de guerra será quebrado. Ele proclamará a paz entre as nações, seu império estender-se-á de um mar ao outro, desde o rio até as extremidades da terra”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 144/145

Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu rei,
bendizer o vosso nome pelos séculos.
Todos os dias haverei de bendizer-vos,
hei de louvar o vosso nome para sempre.

Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor e muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

O Senhor é amor fiel em sua palavra,
é santidade em toda obra que ele faz.
Ele sustenta todo aquele que vacila
e levanta todo aquele que tombou.

2a Leitura - Romanos 8,9.11-13
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 8 9 Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. 11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. 12 Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. 13 De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis,
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 11,25-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas! (Mt 11,25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: 11 25 “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. 28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, exultando no Espírito Santo exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos” É bom estarmos cientes, do contexto em que Jesus faz esta louvação, Ele acabava de constatar, que o projeto de Deus, começava a se desenvolver no mundo através de seus primeiros discípulos, os primeiros a serem enviados por Ele em missão!
A grandiosidade do Reino de Deus se faz através dos pequenos, foram estes, os primeiros a acolhê-lo e a vivenciá-lo no cotidiano de suas vidas! O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, que esvazia de si mesmo para tornar-se dependente de Deus!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, porém, conhecedor do coração humano, Ele sabia, que nem todos o que estavam à sua volta, iam até Ele, para ouvi-lo de fato. Junto daqueles que buscavam Nele o alento pra suas vidas, que gostavam de ouvi-Lo, estavam também, os que queriam apenas investigá-Lo, a estes, Deus não se revelou por meio de Jesus.
Através das parábolas, Jesus falava da grandeza do Reino dos céus, comparando-o com as coisas simples, presentes no cotidiano dos pequenos. Com esta pedagogia, Ele confundia os grandes, pois estes, não viviam a mesma realidade deles.
Toda grandeza de Deus nos é revelada por Jesus, de modo singelo, Ele servia-se de meios humanos bem simples para falar da grandeza do Reino, só entende a sua mensagem quem se faz pequeno...
O texto chama a nossa intenção sobre a importância da humildade, de reconhecer a nossa necessidade de Deus. Jesus, com sua vida, nos ensina o caminho que nos leva a salvação, que é o caminho da humildade, caminho este, que Ele mesmo percorreu, se misturando aos pobres e sofredores.
O Reino de Deus, começou e continua se expandindo aqui na terra, através da fidelidade e da disposição dos pequenos, daqueles que se prontificam a acolher e a espalhar a semente do Reino! Os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade, foram os primeiros a responderem positivamente o anuncio do Reino. Foram eles, os primeiros a absorverem a mensagem salvífica de Jesus, não, pela a inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus.
Ao esconder dos sábios e entendidos, as coisas do Reino e as revelar aos pequenos, Deus assegurou que a sua palavra, não somente permanecesse no mundo, como também, ganhasse vida e produzisse frutos de geração a geração! Se revelado aos “sábios e entendidos” certamente, sua palavra seria distorcida, pois estes, as interpretariam segunda suas conveniências; A palavra de Deus, anunciada por Jesus, só pode ser Interpretada à luz da fé, do contrário, ela será sufocada como uma semente lançada num espinheiro. (veja a parábola do semeador) Esta palavra de vida, só encontra ressonância no coração de quem se abre para acolhê-la e foi através dos pequenos, que a palavra de Deus ganhou vida e se espalhou, chegando a todos os rincões do mundo.
Jesus tem o olhar voltado para os pequenos, os pobres, estes, são os que mais sofrem as consequências das injustiças sociais. A estes, Jesus traz uma grande consolação: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.”
Só descansa em Jesus, quem vive segundo o seu Espírito, ou seja, quem assume o itinerário de Jesus, tomando para si, a dor do outro, como Ele tomou para si, as nossas dores.
Tenhamos em mente: Com Jesus, o nosso horizonte é ampliado, os nossos problemas são solucionáveis...


Olivia Coutinho

Nenhum comentário: