sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EXAME DE CONSCIÊNCIA DE SANTO INÁCIO.

Para descobrir Deus em tudo o que vivemos e agradecer, reconhecer as falhas, pedir perdão e renovar-se com um bom propósito.

 

 

O exame de consciência consiste em recordar como foi o meu dia. Não é um momento para julgar os meus atos, mas para tomar consciência deles.

O exame pode ser feito mentalmente, mas ajuda muito fazê-lo por escrito. Recomenda-se que seja feito diariamente ou, pelo menos, uma vez por semana.

Os 5 passos para realizar o exame de consciência, recomendados por Santo Inácio de Loyola, são os seguintes:

1. Pedir luz e graça para descobrir Deus no vivido

Sereno o meu coração para compartilhar o que vivi com um Amigo muito especial. Peço luz para conhecer os sinais e a ação de Deus neste dia que passou. Recordo que Jesus deixou seu Espírito Santo para levar a criação à plenitude e restaurá-la segundo o plano do Criador.

2. Agradecer pelos dons recebidos

Repasso o que vivi no dia: atividades, experiências, encontros, trabalho etc. Agradeço a Deus por tudo o que vivi e penso em que momentos senti uma maior proximidade com Jesus. Pelo que experimentei interiormente, posso perceber esta proximidade: esperança, entrega, gratidão, serviço, liberdade etc. Estes movimentos internos vêm acompanhados por convites e, por isso, é importante reconhecê-los e agradecê-los.

3. Reconhecer as falhas (o que senti, fiz ou pensei)

Penso nos descuidos que não permitiram obter maiores frutos no dia. Reconheço se houve alguma insensibilidade diante das necessidades que encontrei no caminho. Assumo as falhas na construção da fraternidade e da justiça com os irmãos.

4. Se houve falhas graves, fazer uma oração de perdão

Peço perdão aos que eu ofendi hoje. Dou o meu perdão aos que me machucaram. Dou a mim mesmo o perdão que Jesus me oferece.

5. Fazer um propósito para cumprir sua graça

Se houve uma falha grave, vejo a maneira de corrigi-la para o dia de amanhã. Renovo a minha amizade e meu desejo de amar e servir: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. Peço a bênção de Maria.

 

 

 



(Fonte: Red Ignaciana de Acompañamiento

Nenhum comentário: