segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CATÓLICOS EM FUGA DAS PARÓQUIAS DE NOVA YORK.

Serão fechadas 50 Igrejas. Os católicos hispânicos se identificam sempre mais com grupos protestantes e evangélicos

 eeuu

Em um das medidas mais drásticas da história da Igreja Católica nos Estados Unidos, a arquidiocese de Nova York anunciou que vai fundir 14% das 368 paróquias atualmente em função, o que na prática significa o fechamento de cerca de 50 igrejas.
O anúncio foi feito pelo arcebispo da cidade, cardeal Timothy Dolan, ao Catholic New York.
“Muito em breve, haverá uma dor profunda em algumas das nossas amadas paróquias, visto que se tornará pública a decisão que preparamos nos últimos cinco canos - a fusão de algumas delas”, escreveu Dolan. “Em algum lugar existirá o sentimento de que algo morreu”.
A medida, explicou o arcebispo, responde à necessidade de racionalizar os recursos da Igreja em função da dramática redução de número de fiéis e de sacerdotes. “Inicialmente, 368 paróquias são muito”, observou o cardeal. “Muitas se encontram em regiões onde antes viviam católicos que agora se transferiram”.
Cerca de 25% das paróquias se encontram em regiões onde residem menos de 12% dos 2,8 milhões de católicos da arquidiocese, que abraça as áreas de Manhattan e do Bronx, em Nova York City, e uma outra meia dúzia de municípios do Estado. Em Manhattan, cerca de 88 Igrejas se encontram a poucos metros de distância de uma outra.

A medida, afirma Dolan, permitirá dedicar mais recursos econômicos às “nossas escolas, organizações de caridade” e aos serviços pastorais aos pobres e imigrantes.
Mesmo se a lista exata de paróquias destinadas fechar não foi ainda difundida, pensa-se que uma boa parte delas se encontre em regiões com uma consistente presença latina, como East Harlem e Bronx.

A arquidiocese de Nova York abraça os municípios de Manhattan, Bronx e Staten Island, e os municípios de Dutchess, Orange, Putnam, Rockland, Sullivan, Ulster e Westchester. Queens e Brooklyn formam uma diocese separada com os municípios de Nassau e Suffolk.Católicos hispânicos abandonam a Igreja em ritmo acelerado

O que está acontecendo em New York não é um fenômeno isolado no país. Existe um grupo que tem um particular significado neste ponto de vista: os hispânicos, imigrantes de vários países latino-americanos. Uma pesquisa revelou que este grupo tem se identificado cada vez mais igrejas protestantes e evangélicos. Por isso, em quatro anos a Igreja registrou uma perda de 12% dos seus fiéis. O Centro de Pesquisa Pew revela que os hispânicos estão abandonando a Igreja Católica em um ritmo acelerado. Atualmente, 55% dos cerca 35 milhões de latinos adultos do país se identificam com a religião católica, mas em 2010 eles eram 67%.

A pesquisa ressalta que a principal tendência ao abandono se encontra entre os jovens. 22% dos latinos se identificam com o protestantismo, e entre estes 16% se definem evangélicos. 38% dos latinos se identificam como protestantes ou carismáticos, mesmo não pertencendo a uma Igreja pentecostal.

Quase três quartos dos hispânicos pentecostais (74%) nasceram fora do território dos Estados Unidos, sobretudo mexicanos (39%), porto-riquenhos (19%) e salvadorenhos (15%). Segundo o site A Journey Through NYC Religion, de 2000 a 2010 as Igrejas evangélicas em Manhattan aumentaram 39%. 

 

 

 

 

sources: Forum Libertas

 

Nenhum comentário: