QUAL É A ORIGEM DA PALAVRA "PAPA"?
Nas Catacumbas de São Calisto se encontra o testemunho mais antigo do uso da palavra "papa" referida ao Bispo de Roma.
Quando se visita as Catacumbas de São
Calisto, o guia turístico informa que lá se encontra o primeiro
testemunho arqueológico do uso da palavra "papa", que seria o pintoresco acrônimo da frase "do apóstolo Pedro tomou o poder" ("Petri Apostoli Potestatem Accipiens").
Certamente, esta interpretação está longe de ser correta, assim como a
interpretação do jogo de palavras "Pater Patrum" ("padre dos padres"),
que seria uma descrição e releitura posterior do ofício papal.
Do ponto de vista histórico-etimológico, o termo "papa",
no entanto, não é um acrônimo, mas uma palavra de origem grega, que
significa "pai", "papai", em sentido familiar e carinhoso. É o termo
usado nos primeiros séculos do cristianismo para dirigir-se ao clero,
sobretudo aos bispos. Foi a partir dos século IX-X que se tornou
exclusiva do Bispo de Roma: de "pai" em sentido específico a "pai" de Roma.
Nas Catacumbas de São Calisto está o testemunho mais antigo em Roma do uso da palavra "papa" referida ao Bispo de Roma.
O diácono Severo declara haver recebido a ordem do bispo romano
Marcelino (296-304) de construir um nicho sepulcral familiar dentro de
tais catacumbas: “iussu pp. sui Marcellini diaconus iste Severus
fecit...” (cfr. Testini, Archeologia cristiana, Bari 1980, p.384).
Resumindo: é a história de um termo genérico que, com o passar do tempo,
assume um significado cada vez mais específico, até tornar-se
exclusivo.
O documento "Dictatus Papae", nascido no ambiente gregoriano durante a luta das investiduras, os termos "sumo pontífice" e "papa" são usados como sinônimos. Desde cerca de dez séculos antes, a palavra "papa" indicava apenas o Bispo de Roma.
Apesar de existirem vários títulos do papa (Sumo Pontífice, Bispo de Roma,
sucessor de Pedro, Patriarca do Ocidente (este último deixado de usar
por Bento XVI), Primaz da Itália etc.), o teologicamente mais verdadeiro
e do qual derivam todos os outros é "Bispo de Roma" e, portanto, herdeiro e sucessor de Pedro e cabeça do colégio apostólico.
Dois textos, um da antiguidade e outro dos nossos dias, falam da importância do título romano:
"Dado que seria demasiado longo enumerar as sucessões de todas as
Igrejas, tomaremos a máxima igreja, muito antiga e conhecida de todos,
fundada e construída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e
Paulo; mostraremos que a tradição que ela tem, dos mesmos, e a fé que
anunciou aos homens, chegaram até nós por sucessões de bispos… Porque, é
com esta Igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de
fundação, que deve necessariamente concordar toda a Igreja… na qual
sempre se conservou a tradição que vem dos Apóstolos" (cf. S. Irineo,
Contra as heresias).
"Na comunhão eclesial existem legitimamente igrejas particulares com
tradições próprias, sem detrimento do primado da cátedra de Pedro, que
preside à universal assembleia da caridade, protege as legítimas
diversidades e vigia para que as particularidades ajudem a unidade e de
forma alguma a prejudiquem" (Lumen Gentium, 13).
(Artigo do Pe. Giovanni Roncari, professor de História da Igreja, publicado originalmente em Novena.it)
Nenhum comentário:
Postar um comentário