terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CORAÇÃO NOVO E NÃO REMENDADO.



Marcos 2, 18-22

O reino de Deus que Jesus Cristo veio instaurar na terra é completamente diferente do reino dos homens.  Por isso, o homem de mentalidade mundana, não entende as coisas do espírito. Neste Evangelho, diante da observação dos fariseus em relação ao jejum Jesus nos ensina a entender as coisas do alto com um espírito renovado e despojado e um coração novo, não apenas remendado.

O reino dos céus tem o amor como primeira regra e tudo que foge a esta verdade destoa do que é proposto por Jesus Cristo. Para assumir com dignidade o nosso lugar no reino dos céus nós precisamos de renovação, isto é, de nascer de novo e ter uma nova visão sobre a realidade da vida.  Desta forma Jesus quis dar um novo sentido ao jejum que os fariseus praticavam, apenas para cumprir a lei.

O jejum só tem sentido se for praticado movido por uma razão que tenha como fundamento o amor, a alegria, a satisfação. Assim sendo, Jesus justifica o fato dos Seus discípulos não jejuarem alegando que não havia motivação,  para que eles assim o fizessem, pois sentiam a alegria  da Sua presença.  Por isso, Jesus comparou isto a uma festa de casamento, onde todos se regalam por causa do noivo. Jejuar por obrigação, só para dar satisfação às regras impostas pelos homens se torna uma ação inócua – como que um vinho novo colocado em odres velhos – e talvez até seja rejeitada por Deus.

O Jejum de coração, oferecido a Deus em vista de um bem maior é o vinho novo colocado em odre também novo. Tudo o que fizermos forçados ou por obrigação não terá sentido, por isso também não ajuda no nosso crescimento.

O remendo novo em pano velho rasga-o; o vinho novo em odre velho rompe-o. Portanto, precisamos de nova mentalidade, necessitamos de abertura interior  e um coração renovado para que aconteça em nós a purificação necessária e nos tornemos novos, para acolher o novo.
– As coisas que você tem feito para o reino de Deus, você o tem feito por amor ou por obrigação?
 – Você tem cumprido com a sua missão de coração?  
 – Você tem feito algo forçado com má vontade?

– Como você encara as propostas de Jesus para a sua vida? 
– Qual o sentido que você dá ao jejum? Para que finalidade você jejua? Como você se sente?

Nenhum comentário: