terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FIM DE ANO - ANO NOVO.




Recomeçar no hoje, no amanhã e sempre que necessário.

A chegada do fim de ano é uma ocasião para que muitas empresas, senão todas façam um balanço do ano que passou.
Para nós, também, é de grandíssima utilidade a realização deste balanço ao iniciarmos um Novo Ano :

  •  nos ajuda a agradecer a Deus as coisas boas que fizemos este ano;
  •  nos ajuda a pedir perdão por tudo aquilo que não fizemos bem;
  •  nos ajuda a estabelecer metas para o ano que começa; sem metas pessoais não há progresso pessoal.
De modo concreto, como podemos fazer este balanço?
Do modo mais simples possível: quais foram às coisas boas deste ano, quais foram às coisas ruins e o que podemos fazer para melhorar?
Por exemplo:
·         coisas boas deste ano: ter me aproximado um pouco mais de Deus, ter aproveitado um pouco melhor o tempo, ter reclamado menos das coisas, ter me preocupado mais pelos outros, etc.
·         coisas ruins: inconstância na oração, pouca paciência diante das contrariedades, desordem nas coisas materiais, dificuldade para perdoar, etc.
Diante deste balanço, estabelecer, e isto é muito importante, duas ou três metas para o ano que se inicia. Se não estabelecemos metas de melhora, nossas boas disposições se tornam enganosas.
Que características devem ter estas metas?
·         devem ser bem concretas; não adianta propor-se, por exemplo, vencer o mau-humor; esta meta é muito genérica e muito abrangente e, portanto, muito difícil de cumpri-la; precisamos de coisas mais concretas, por exemplo: vou descobrir o que me contraria e vou encarar de modo mais positivo estas contrariedades;
·         devem ser factíveis; nunca podemos colocar metas que estão acima das nossas capacidades; se, por exemplo, encarar de modo mais positivo as contrariedades está acima das nossas capacidades, podemos propor-nos algo ainda mais acessível como, por exemplo, vou sorrir ao chegar em casa no final do dia, mesmo que esteja cansado, estressado.
Uma vez estabelecidas às metas para o ano, persegui-las com todas as forças da nossa vontade, sabendo começar e recomeçar quantas vezes for necessário.
Eis aí um ponto importantíssimo para a melhora de qualquer um de nós: saber começar e recomeçar quantas vezes for necessário. Quantas vezes já naufragamos no meio das nossas metas!
Sim, sempre poderemos recomeçar. E recomeçar significa não desistir, mesmo diante de tantas provas que parecem nos tirar o chão, nos levar à falsa crença de que não haverá salvação, de que o melhor é desistir.
Recomeçar é ir adiante, passar pelos espinhos e manter a cabeça erguida, mesmo que em muitos momentos as lágrimas estejam conosco.
Recomeçar é guardar no coração as lembranças dos momentos felizes já vividos, mas ao invés de se prender à tristeza pelo que não tem retorno, sair a buscar novos horizontes, é aliar fé e perseverança e perceber o quanto ainda podemos conquistar.
Recomeçar é sentir-se fragilizado diante de uma perda, mas não pensar jamais em abandonar a estrada que está a nossa frente, pelo contrário, é caminhar, lentamente, mas sempre caminhar.
Recomeçar é ir adiante com confiança e não temendo as tempestades que se formarem.
Recomeçar é acordar a cada manhã, abraçar o dia que está nascendo e ao invés de se prender às dificuldades, enxergar a nova oportunidade de renovação que bate a nossa porta. Recomeçar é batalhar pelas conquistas. Descobrir novos caminhos. Usar os talentos que possuímos.
Descobrir a chama da esperança que há dentro de nós.
Sintonizarmos com o Alto e não temermos as dificuldades, por maiores que pareçam.
Saber que o fim não existe. Há recomeço.
"O recomeçar não é rápido, nem fácil, mas sempre possível".
Recomeçar no hoje, no amanhã e sempre que necessário... Porque recomeçar é eternamente possível...
Lutamos uma, quem sabe duas semanas, depois desistimos. Nisto, temos que seguir aquele famoso conselho de Santa Teresa que a levou ao cume da santidade: “importa muito, e tudo, uma grande e mui determinada determinação de não parar até chegar à meta, venha o que vier, suceda o que suceder, custe o que custar, murmure quem murmurar”.
Que bom seria se gravássemos esta frase de Santa Teresa no fundo do nosso coração e nunca mais a esquecêssemos! Eis aí o segredo, junto com a graça de Deus, de qualquer crescimento espiritual.
Imaginem se começarmos o ano de 2014 pondo em prática estes conselhos que demos acima: agradecendo, pedindo perdão e colocando metas para a nossa vida, metas que perseguiremos com todas as forças até alcançá-las! Com toda certeza será um ano extraordinário, cheio de frutos. Desta forma poderemos dizer de boca cheia: ano novo, vida nova!
 
Um bom ano a todos e que seja repleto da graça de Deus!
Feliz 2014!!!
 
 
 
 
Pe.Emílio Carlos

Nenhum comentário: