I Cor 9,15-23
“Fiz-me tudo para todos a fim de
ganhar alguns a todo o custo.” (I Cor 9, 22)
Creio que é
um provérbio oriental: “Antes de julgares o teu vizinho, experimenta andar com
os teus sapatos durante uma semana”! Isto é, se ele tiver sapatos! Não sei como
nascem os preconceitos, mas todos conhecemos os seus efeitos nefastos e o quanto
dificultam uma serena procura da verdade. Alguns permanecem enraizados muito
tempo, outros propagam-se pela força ou pela manipulação, a que nem as
religiões ficaram imunes. Que difícil é olhar os olhos de alguém e reconhecer
um irmão, independentemente de muitas das suas opções, das vestes que escolheu
ou o obrigaram a vestir.
É um risco
colocarmo-nos na “pele” de alguém. Tentar ver o mundo a partir dos seus olhos,
assumir a sua história, acolher as suas dores e alegrias, respeitar a sua
sinceridade, é uma tarefa imensa. E é tão fundamental para nos podermos chamar
humanos!
Senti o
incômodo com que facilmente se julgam pessoas sem procurar conhecer. Ecoavam em
mim as palavras de S. Paulo: “Fiz-me fraco com os fracos…fiz-me tudo para
todos…”.
Esta é a consequência da encarnação de Jesus: nada do que é humano lhe é estranho. Ele é
o Deus cheio de compaixão, que escuta os lamentos de Jó e pega na mão da sogra
de Pedro para a levantar, que cura muitas pessoas e expulsa demônios, mas que
também busca a intimidade com o Pai e tem o desejo de levar a outros o dom do
seu amor.
Tem
palavras que libertam porque é próximo e íntimo de cada um. Ama sem julgar,
perdoa sem castigar, salva sem cobrar nada. A sua presença é experiência de
comunhão com os fracos. Sim, Paulo aprendeu de Jesus que o caminho do Evangelho
é fazer-se fraco com os fracos! Porque a lógica da força oprime e destrói, gera
orgulho e violência, distingue e exclui. Que bom não sermos “donos” de Deus, e
Ele gostar tanto de nos surpreender!
Que alegria
saber que Ele calça os meus sapatos, e conhece os meus caminhos!
Que esperança
é acreditar que o seu conhecer-me é amar-me!
Pe.Emílio Carlos
em Reflexões em Gotas- Ed. Com Deus
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