segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MINHA VIDA É SÓ UM INSTANTE



 
Heb 9, 24-28


No momento presente não podemos estar com o passado nem com o futuro.
Ele é uma porta estreita, onde cabe apenas o instante do agora.
Se quisermos passar por ele, devemos deixar para trás todo o passado e nos libertar do amanhã. O instante presente é como um relâmpago. Se entramos nele, temos aplenitude da luz e nos tornamos luz, se o vemos de fora é apenas um clarão que fere nossos olhos.
Só o despojamento total nos faz viver bem o momento que temos em nossas mãos. Não há passado nem futuro. O que tu fazes, é sempre feito aqui e agora.
O instante é o único lugar da experiência em que a vida pode ser agarrada, experimentada, sentida. O passado e o futuro pertencem à fantasmagoria, e são tão inconsistentes como os fumos do nevoeiro.
Aprende a agir a partir do instante, se quiseres mudar a tua vida. A dificuldade não consiste em refletir, mas em pensar em refletir.
Começa por acolher sempre as ocasiões que se te oferecem. Aceitando voluntariamente refletir ganha-se o hábito de refletir espontaneamente.
Para agarrar o instante que passa, basta-te abrir o teu coração. A alma interior é aquela que te dá, mesmo no meio da multidão, o poder de estar a quilômetros de distância, em espírito.

Ela possui a mais nobre e a mais rara das independências. Podes utilizar o instante como uma porta, e deslocar-te no tempo. Tudo é possível. Reencontrar-se com a idade de cinco anos, num quarto de criança, ou no pátio de uma escola, não é uma divagação pouco consistente, nostálgica. Estás realmente nesse quarto de criança, nessa escola, isto é, no Presente dessa época. É o segredo do Instante, a chave de ouro que abre todas as portas: tudo se passa no mesmo lugar, no mesmo tempo, no mesmo momento. Estamos realmente lá, e lá é aqui.
Esse estado de ser nunca desaparece. Ele é a permanência, o fundamento, e, no entanto, move-se constantemente, sem nunca alterar a sua imobilidade irradiante. O amor exige uma resposta de todos os instantes.
Onde estaremos todos dentro de um milhão de anos? Dentro de um milhão de anos, tudo será mudado. Toda a história passa e repassa pelo mesmo ponto que é o instante. Nós regressaremos sempre, não antes ou depois, mas no Instante que é o misterioso território central do Ser.
Aprende há agarrar o instante. Não te desvies, não fujas para a fantasmagoria do passado ou do futuro. Concentra o teu espírito, aí onde estás, com uma consciência aguda do instante. Ele está no sítio onde estamos. Não há outro lugar senão este aqui.
Liberta-te do passado e do futuro, mas fica atento ao instante que passa. Só ele é real. Tudo o resto é fantasmagoria.
Quantos anos desperdiçaste, refugiando-te nos teus vagos devaneios? A felicidade não espera. Ela dá-se aqui e agora. Viver o instante presente exige uma grande atenção às coisas mais simples.
Reencontra a inocência do olhar, e a vontade de diamante do coração.
Então o instante não passará mais. Guardar-te-á na sua luz. Se queres destruir o teu medo do tempo e da morte, visualiza a vida como um círculo sem começo nem fim. Considera o instante presente como um ponto que indica ao mesmo tempo o começo e o fim.
 

Queixas-te da incompreensão dos outros, da solidão e da falta de amor. Não te imagines que amanhã tudo irá melhor.
"Amanhã" não é senão uma visão do espírito, não tem maior realidade do que um sonho. Aprende a agarrar o instante. Todas as respostas te são dadas, em cada instante que vem. Não te contentes com ficar na margem a observar a água que corre. Banha-te no rio.
O instante não é o limite. Se pudéssemos vivê-lo plenamente, saberíamos o que é a Eternidade, pois o presente é eterno.
Nós procedemos de "aqui" e este "aqui" nunca se moveu.
Viver de acordo com a vida não se resume em seguir preceitos e ordens rígidos, que abafam o coração, amarram violentamente as paixões. Essa é uma visão errada da disciplina espiritual. Aprende a escutar o rumorejar do vento, a pulsar do segundo que passa.
Torna a ser a criança surpreendida pela vida, e a vida encher-te-á das suas bênçãos.
Não imagines que hás-de conhecer amanhã circunstâncias favoráveis, que hão-de mudar a tua vida. Amanhã nunca vem socorrer aquele que sofre. Não há outra realidade senão agora.
A simplicidade é a chave do presente. Dá acesso às maravilhosas riquezas.
O que nós tornamos pela realidade não é sequer estável no universo. Em cada segundo que passa o mundo já não é o mesmo. Rodopios, emoções, células, átomos, moléculas... Tudo se move, tudo muda.
Tudo se faz aqui e agora. Considera o instante como uma jóia pura, a partir da qual tudo começa. Não existe outro lugar senão o instante. Na experiência do instante, estamos realmente lá, e lá está sempre aqui.
Sê feliz agora. Não há outro lugar para amar.
Quando nos exercitamos a ficar sentados, imóveis, atentos a nós próprios, reconciliamo-nos com o instante presente. É nessa altura que ficamos capazes de agir sobre nós próprios, e de ajudar os outros.
Medita nesta visão. que permite agarrar o segredo do instante: "Eu sou a ponte, e maravilha: não é o rio que corre, é a ponte que avança para a torrente!"
A ponte é o instante, a partir do qual fazes a experiência do mundo. O instante não passa. Desloca-se. Pertence ao fluxo eterno.
Tudo começa hoje. Permite fazer a experiência profunda do instante.
Uma experiência vivida, forte, intensa não pertence ao passado. Ela está em ti em cada instante. Ela não deixa o instante.
O guerreiro espiritual nunca deixa o instante presente. Para ele, o instante presente mantém-se eterno. Ele é o estado original do mundo. O seu esplendor. A sua nascente.
Não esperes por amanhã. Aproveita o instante para pôr em ordem os teus problemas com outrem. Não te enerves com os teus sonhos e as tuas decepções. Aprende a dar no instante, sem esperar.
Não guardes para amanhã o que podes viver hoje. O instante passado, que não soubeste reter, é um instante perdido.
Não existe a oposição noite e dia, passado e futuro. O sol e a lua brilham ao mesmo tempo.
O essencial está no interior. Serve, sobretudo dos olhos para olhar em ti.
Procura chegar à arte de deixar passar o que passa, e, na fuga escorregadia das coisas, reencontrar em si o único ponto fixo.
Tudo o que passa já não existe, e torna-se lembrança. Tudo o que deve acontecer não existe ainda. O único espaço real em que podes fazer a experiência da vida chama-se presente. Não há outras realidades.
Muda a tua maneira de sentir, e verás que o único instante presente é infinito.
As coisas que não se vêem têm também a sua luz.
Minha vida é só um instante, uma hora que passa. Minha vida é um só dia que se esquiva e foge bem o sabeis, meu Deus! Para vos amar na terra só tenho hoje.
 
 
 
 ( Stª Teresinha)

Nenhum comentário: