sexta-feira, 5 de outubro de 2012

LITURGIA DIÁRIA - AS CIDADES QUE NÃO CRERAM.

                                        Ruinas de corazin

Primeira Leitura: Jó 38, 1.12-21; 40, 3-5

XXVI SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia da II semana do saltério)

Leitura do livro de Jó - 1Então, do seio da tempestade, o Senhor deu a Jó esta resposta: 12Algum dia na vida deste ordens à manhã? Indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela alcançasse as extremidades da terra, e dela sacudisse os maus, 14para que ela tome forma como a argila de sinete e tome cor como um vestido, 15para que seja recusada aos maus a sua luz, e sejam quebrados seus braços já erguidos? 16Foste até as fontes do mar? Passaste até o fundo do abismo? 17Apareceram-te, porventura, as portas da morte? Viste, por acaso, as portas da tenebrosa morada? 18Abraçaste com o olhar a extensão da terra? Fala, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho da morada luminosa? Onde é a residência das trevas? 20Poderias alcançá-la em seu domínio, e reconhecer as veredas de sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido: são tão numerosos os teus dias! 3Queres reduzir a nada a minha justiça, e condenar-me antes de ter razão? 4Tens um braço semelhante ao de Deus, e uma voz troante como a dele? 5Orna-te então de grandeza e majestade, reveste-te de esplendor e glória! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(138)

REFRÃO: Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1.
 Senhor, vós me sondais e conheceis, / sabeis quando me sento ou me levanto; / de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando,  / os meus caminhos vos são todos conhecidos.
-R.

2.
 Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? / E para onde fugirei de vossa face? / Se eu subir até os céus, ali estais; / se eu descer até o abismo, estais presente.
-R.

3.
 Se a aurora me emprestar as suas asas, /  para eu voar e habitar no fim dos mares; / mesmo lá vai me guiar a vossa mão / e segurar-me com firmeza a vossa destra.
-R.

4.
 Fostes vós que me formastes as entranhas, / e no seio de minha mãe vós me tecestes. / Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! / Que prodígio e maravilha as vossas obras! -R.

Evangelho: Lucas 10, 13-16


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 13Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. 14Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. 15E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos. 16Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - Palavra da salvação
catolicanet.com




Homilia - Pe


No Primeiro Testamento eram comuns as imprecações contra nações ou cidades adversárias de Israel ou de Judá. Nos Evangelhos, temos aqui as imprecações, com os “ais” como anúncio de desgraça, contra três cidades vizinhas ao Lago da Galileia, Cafarnaum, Corazim e Betsaida, próximas entre si. Depois haverá também a imprecação sobre “Jerusalém, que matas os profetas.

Com estas censuras às três cidades, Lucas encerra as orientações aos setenta e dois enviados em missão. Lucas julgou as censuras oportunas para completar a advertência aos discípulos sobre a possível rejeição que poderiam encontrar por parte de alguma cidade na qual entrassem em missão. Em Mateus estas censuras estão articuladas à advertência a “esta geração”, formada pelos chefes religiosos de Israel, que rejeitam Jesus. A censura a Corazim, Betsaida e Cafarnaum é um caso único de censura a cidades. Depois será feita também a censura a Jerusalém. As três cidades eram locais de comércio. Em ambiente de riqueza, as cidades fecham-se à novidade do Reino. Por rejeitarem os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida terão condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia, execradas por Isaías (Is 23,1-18). E Cafarnaúm será julgada com maior rigor do que Sodoma, protótipo bíblico de cidade da corrupção. Encerrando as palavras de envio, Jesus identifica-se com o próprio discípulo em missão. 

Assim Jesus começa o Evangelho de hoje. Essas palavras foram ditas após o retorno dos discípulos enviados, os quais não foram bem recebidos nestas cidades. Com essas palavras, Jesus expressa o seu sentimento de desgosto. Imagino Jesus pronunciando esses “Ais” com toda a sua autoridade deveria fazer o coração parar de bater por uma fração de segundo. Nós, cristãos, deveríamos tremer diante da possibilidade de escutar um “ai” de Jesus dirigido a nós. Pai, move-me à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.


Cidades destruídas posteriormente por terremotos restando apenas ruinas tornando-as inabitadas até os dias de hoje. Hoje Corazim é considerado Parque Arqueológico Nacional.
 

Nenhum comentário: