sábado, 6 de outubro de 2012

LITURGIA DIÁRIA - A VOLTA DOS SETENTA E DOIS.


Primeira Leitura: Jó 42, 1-3.5-6.12-16

XXVI SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro de Jó - 1Jó respondeu ao Senhor nestes termos: 2Sei que podes tudo, que nada te é muito difícil. 3Quem é que obscurece assim a Providência com discursos ininteligíveis? É por isso que falei, sem compreendê-las, maravilhas que me superam e que não conheço. 5Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram. 6É por isso que me retrato, e arrependo-me no pó e na cinza. 12O Senhor abençoou os últimos tempos de Jó mais do que os primeiros, e teve Jó quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve também sete filhos e três filhas: 14chamou a primeira Jêmina, a segunda Quetsia e a terceira Queren-Hapuc. 15Em toda a terra não poderiam ser encontradas mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E seu pai lhes destinou uma parte da herança entre seus irmãos. 16Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu até a quarta geração dos filhos de seus filhos. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: 
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo
 / e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

1. Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, / pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! -R.
2. Para mim foi muito bom ser humilhado,  / porque assim eu aprendi vossa vontade! -R.
3. Sei que os vossos julgamentos são corretos, / e com justiça me provastes, ó Senhor! -R.
4. Porque mandastes, tudo existe até agora;  / todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! -R.
5. Sou vosso servo: concedei-me inteligência,  / para que eu possa compreender vossa Aliança! -R.
6. Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,  / ela dá sabedoria aos pequeninos. -R.



Evangelho: Lucas 10, 17-24


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 17Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome! 18Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio. 19Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus. 21Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. 22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 23E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, 24pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. - Palavra da salvação.
catolicanet.com


Homilia - Pe Bantu


Os setenta e dois discípulos voltam «cheios de ale¬gria» e Jesus revela-lhes o conteúdo profundo daquilo que fizeram.
O tema é tratado em duas secções ligeiramente diferentes, mas unitárias. Temos, em primeiro lugar a missão, considerada pelos 72 discípulos uma vitória na luta contra Satanás; depois, a vitória sobre Satanás, que evidencia a capacidade dos discípulos em vencer o mal que há no mundo. Por isso são chamados «Felizes» e os seus nomes estão «escritos no Céu»; em terceiro lugar, o evangelho faz notar que «os pequenos» estão abertos ao mistério e recebem a verdade de Jesus; finalmente, Jesus louva o Pai pelo dom concedido «aos pequenos» e revela a união de amor entre Ele e o Pai: «Tudo me foi entregue por meu Pai; e nin¬guém conhece quem é o Filho senão o Pai…».
Pode dizer-se que a missão é irradiação do amor que une o Pai e o Filho. Este amor, revelado «aos pequenos» é a força que destrói o mal. Os discípulos são «felizes» porque vêem e saboreiam desde já o amor do Pai e do Filho.
“Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu." É para mim e para ti que Jesus está se dirigindo agora. Será que o meu e o teu nome também já está escrito no céu? Os nomes de todos os Apóstolos e santos, eu sei que já estão. O que temos feito para que eles estejam escrito neste livro? Sei que estou tentando anunciar o Reino de Deus, já há um bom tempo. E tu? Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a Ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.

Nenhum comentário: