quarta-feira, 22 de maio de 2019

Liturgia Diária - Jesus é a videira.

 Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 15,1-6
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15 1 Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos”. 2 Originou-se então grande discussão de Paulo e Barnabé com eles, e resolveu-se que estes dois, com alguns outros irmãos, fossem tratar desta questão com os apóstolos e os anciãos em Jerusalém. 3 Acompanhados (algum tempo) dos membros da comunidade, tomaram o caminho que atravessa a Fenícia e Samaria. Contaram a todos os irmãos a conversão dos gentios, o que causou a todos grande alegria. 4 Chegando a Jerusalém, foram recebidos pela comunidade, pelos apóstolos e anciãos, a quem contaram tudo o que Deus tinha feito com eles. 5 Mas levantaram-se alguns que antes de ter abraçado a fé eram da seita dos fariseus, dizendo que era necessário circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. 6 Reuniram-se os apóstolos e os anciãos para tratar desta questão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 121/122
Que alegria quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”

Que alegria quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Jerusalém, cidade bem edificada
num conjunto harmonioso;
para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.

Evangelho - João 15,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus;
quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 1 Disse Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;
2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. 3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus comparou a nossa espiritualidade com uma figueira. Ou seja. Ele é a figueira, e nós somos os ramos. Se nós permanecermos ligados a Deus,  como os ramos que estão ligados na árvore permanecem verdes e dão frutos, nós também se permanecemos no amor de Deus, produziremos muitos frutos.
Os ramos permanecem cheios de vida até quando ficarem ligados a arvore. Assim somos também nós.
Irmãos. Roguemos a Jesus que nos conceda a graça de ficarmos sempre unidos a Ele. Pois assim, poderemos fazer muitas coisas pelo Reino de Deus. Poderemos produzir frutos de paz, de amor ao próximo, de perdão, de caridade, compreensão, e bondade. Para que não sejamos como aqueles ramos que serão cortados pelo Pai.  
Irmãs e irmãos. Vamos nos esforçar para permanecermos em Jesus e assim Ele permanecerá em nós.
E desse modo nunca seremos como aqueles ramos que serão jogados ao fogo por que não produzem frutos. E esse fogo que Jesus está falando é o fogo eterno!
Precisamos estar sempre ligados à videira que é Jesus, pois sem Ele nada de bom poderemos fazer. Poderemos, sim, fazer muitas coisas ruins, pois impulsionados pelo diabo, agiremos com força para fazer o mal.
Caríssimas e caríssimos. Neste Evangelho Jesus nos diz uma coisa maravilhosa.
“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós,
pedí o que quiserdes e vós será dado”.
Certo dia alguém me disse: Eu estava em estado de graça, e comunguei. E pedi a Deus uma coisa muito importante para mim, e nada aconteceu. Depois de muita conversa, ele acabou me dizendo que o que havia pedido fora a morte da sua sogra. Pois aquela criatura está sendo a causa número um da sua infelicidade, disse ele!...
Só que aquele homem não disse sobre o seu grande egoísmo, e sobre a sua falta de caridade. Sobre a sua arrogância, como disse osseus familiares.
É, nós somos assim mesmo. Queremos um Deus que satisfaça os nossos anseios, nossos desejos egoístas, e nos esquecemos do perdão, da negação de nós mesmo, da caridade, e ainda reclamamos de que Jesus não cumpriu a sua promessa de que se estivéssemos com Ele tudo poderíamos pedir.
Estar com Cristo e em Cristo, é fazer a vontade do Pai. É amar o nosso irmão e a nossa irmã, como Jesus nos amou. É desejar aos nossos irmãos o mesmo que desejamos para nós. E não a sua morte!...
Esse mundo está cheio de gente que só quer levar vantagem, que só pensa em seus direitos, e o pior. Tais pessoas se juntam, se unem para tirar proveito dos fracos. Se unem em corporações para defender os seus privilégios, e em contra partida, sugar o sangue dos miseráveis.
Para que Jesus atenda os nossos pedidos nós precisamos estar com Ele e com o irmão, incluindo  sogra com todos os seus defeitos. É! Isso é palavra dura! Precisamos perdoar para sermos perdoados pelo Pai. Precisamos tolerar os defeitos dos outros, pois nós também temos muitos defeitos. E como os temos!
 
 
 

José Salviano.

Nenhum comentário: