domingo, 5 de maio de 2019

3ª Domingo da Páscoa – Pescar de um jeito diferente.

 Resultado de imagem para Evangelho - Jo 21,1-19 ou 1-14
1a Leitura - Atos 5,27-32.40-41
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

5 27 Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28 “Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem!” 29 Pedro e os apóstolos replicaram: “Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31 Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32 Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem”. 40 Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes então que não pregassem mais em nome de Jesus, e os soltaram. 41 Eles saíram da sala do Grande Conselho, cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 29/30
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes. 
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes quando estava morrendo.

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
Pois sua ira dura apenas um momento,
Mas sua bondade permanece a vida inteira;
Se a tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã vem saudar-nos a alegria.

Escutai-me, Senhor Deus, tente piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
Transformastes o meu pranto em uma festa,
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

2a Leitura - Apocalipse 5,11-14
Leitura do livro do Apocalipse de são João.
5 11 Na minha visão ouvi também, ao redor do trono, dos Animais e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades e de milhares de milhares,
12 bradando em alta voz: “Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor”. 13 E todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo que contêm, eu as ouvi clamar: “Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos”. 14 E os quatro Animais diziam: “Amém!” Os Anciãos prostravam-se e adoravam.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Jo 21,1-19 ou 1-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo ressurgiu, por quem tudo foi criado; ele teve compaixão do gênero humano.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
21 1 Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:
2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: “Vou pescar”. Responderam-lhe eles: “Também nós vamos contigo”. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam. 4 Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram. 5 Perguntou-lhes Jesus: “Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer?” “Não”, responderam-lhe. 6 Disse-lhes ele: “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes. 7 Então aquele discípulo, que Jesus amava, disse a Pedro: “É o Senhor!” Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas. 8 Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados). 9 Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão. 10 Disse-lhes Jesus: “Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes”. 11 Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. 12 Disse-lhes Jesus: “Vinde, comei”. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: “Quem és tu?”, pois bem sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe. 14 Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado. 15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?” Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. 16 Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. 17 Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?”, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”. 19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: “Segue-me!”
Palavra da Salvação. 

Reflexão

Mais uma vez Jesus ressuscitado aparece aos Seus discípulos, quando, reunidos à beira mar, esperavam que algo lhes pudesse acontecer. Pedro, decidido, tomou a iniciativa de pescar como que tentando retornar ao seu antigo ofício de pescador. E os outros entraram na barca com ele, “mas não pescaram nada naquela noite”. Ao amanhecer Jesus já estava de pé na margem e os observava de longe. Ao ver que eles continuavam insistindo em fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes, Jesus interveio mandando que lançassem a rede à direita do barco, dizendo: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”.
 
Depois que os apóstolos seguiram as instruções de Jesus, a pesca, então, foi abundante e o milagre aconteceu.
Na pesca da nossa vida também é importante saber que Jesus está vivo e de pé, muito perto da nossa barca. A garantia da Sua Palavra é o motivo para nunca possamos duvidar e agir conforme a nossa própria vontade.  Quando agimos na escuridão da noite, isto é, seguindo a nossa própria inclinação não temos perspectivas, contudo, quando atuamos sob a Luz de Jesus nós aprendemos a fazer coisas novas. Sozinhos (as), nós nunca teremos sucesso. Muitas vezes, Jesus nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo e nós continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” por isso, não ouvimos o que Ele fala. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que desejamos que aconteçam na nossa vida e perdemos as oportunidades deixando a hora da graça passar. Jesus, hoje também compartilha conosco da Sua Palavra e nos dá de comer do Seu próprio Corpo e Sangue do mesmo jeito que fez com os apóstolos. Depois que nos alimenta, assim como fez com Pedro, Jesus também nos convoca para uma missão, não se importando com o nosso pecado nem com a nossa incapacidade.
 
Jesus, hoje, também nos convoca para apascentar as Suas ovelhas mesmo que possamos ter negado a nossa fé no Seu poder. Pedro, que antes negara Jesus teve a oportunidade de declarar o seu amor e confirmar a sua fidelidade. Assim, o Senhor nos ensina também, que, mesmo sendo traidores e infiéis por nossas negações, a Sua misericórdia é imensa e Ele precisa do nosso serviço na construção do Seu reino. “Apascenta os meus cordeiros!” “Apascenta as minhas ovelhas!” este o Seu pedido para cada um de nós que nos envergonhamos da nossa miséria.– Você também tem aprendido com Jesus a pescar de um jeito diferente? -  O que mudou nas suas ideias e ações depois que encontrou Jesus? – Você se acha indigno de servir no reino de Deus? – Jesus também te pergunta: tu me amas mais que aos teus? Dê a sua resposta para Jesus.
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: