quarta-feira, 15 de maio de 2019

Liturgia Diária - Jesus é o próprio Deus feito homem.

 Resultado de imagem para João 12,44-50
1a Leitura - Atos 12,24-13,5
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
12 24 Entretanto, a palavra de Deus crescia e se espalhava sempre mais.
25 Tendo Barnabé e Saulo concluído a sua missão, voltaram de Jerusalém (a Antioquia), levando consigo João, que tem por sobrenome Marcos.
13 1 Havia então na Igreja de Antioquia profetas e doutores, entre eles Barnabé, Simão, apelidado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
2 Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado. 3 Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram. 4 Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre. 5 Chegados a Salamina, pregavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham com eles João para auxiliá-los.
Palavra do Senhor.

Salmo - 66/67
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem.

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!
Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.

Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão
e guiais, em toda a terra, as nações.

Que as nações vos glorifiquem, pó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem,
Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!

Evangelho - João 12,44-50
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terra a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

12 44 Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: “Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou; 45 e aquele que me vê, vê aquele que me enviou. 46 Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. 47 Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia. 49 Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. 50 E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste Evangelho Jesus nos revela quem Ele é de verdade. Ele explica que quem crer na sua pessoa, não está crendo nele, mas sim, naquele que o enviou. Está acreditando no Pai.
Jesus veio ao mundo como uma Luz que ilumina as trevas dos nossos pecados. Para que todos os que acreditam nele, não se condenem, mas sim, se salvem. E esta salvação acontecerá por meio da Igreja deixada por Ele. Nela, nós temos todos os meios para alçarmos a salvação.
A sua bondade é tão imensa que Jesus afirmou que Ele veio ao mundo para nos salvar, e não para nos condenar. O seu Plano é de salvação e não de condenação dos homens e das mulheres.
Tomemos cuidado para não nos acomodar diante dessas palavras de Jesus. Isso que Ele disse não significa que não nos preocupemos, e que podemos levar uma vida de pecado, pois afinal, Ele é bonzinho e não nos condenará. Sim. Jesus não nos condenará. Porém, a nossa descrença e os nossos pecados, sim. Esses nos condenarão. Pois quem não crer, automaticamente já está condenado.
Deus nos enviou os eu Filho, dando-lhe um corpo visível, e quis a colaboração de uma criatura chamada Maria, uma jovem judia de Nazaré da Galiléia, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus. Uma virgem desposada com um varão chamado José da casa de Davi. No entanto, a concepção virginal, como uma obra divina, ultrapassa toda a compreensão humana. A este fato histórico, mistério da nossa fé, só podemos entendê-lo e aceitá-lo, com os olhos da fé.
Roguemos ao Pai para que a nossa fé nunca enfraqueça, e que sempre sigamos firmes crendo que Jesus é realmente o Filho de Deus feito home que veio ao mundo para nos deixar todos os meios para a nossa salvação eterna.
 
 

José Salviano

Nenhum comentário: