domingo, 12 de maio de 2019

4º Domingo da Páscoa - "As minhas Ovelhas escutam a minha voz"

 Resultado de imagem para jesus bom pastor em mosaico
1a Leitura - Atos 13,14.43-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
13 14 Mas eles, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se.
43 Depois que a assembléia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus. 44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava. 46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos. 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: ‘Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra’”. 48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé. 49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região. 50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território. 51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio. 52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 99/100
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!

2a Leitura - Apocalipse 7,9.14-17
Leitura da primeira carta de são João.
7 9 Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,
14 Respondi-lhe: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 15 Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, 16 porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos”.
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 10,27-30
Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. 27 Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação.
  Reflexão

Quando ouvimos falar da figura do Bom Pastor, nos vem logo  a imagem de um protetor, de alguém que cuida de nós, que nos carrega no colo nas travessias difíceis de nossa  vida!
Quantas coisas bonitas nos falam ao coração, aquela imagem tão conhecida  de um Pastor (Jesus) carregando cuidadosamente uma ovelha sobre os ombros, certamente, uma ovelha frágil, machucada, necessitada de maiores cuidados! Quantos de nós, já nos sentimos como essa ovelha: frágil, machucados, dependentes do Pastor!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que cuida de nós, que cura nossas feridas!
A todo instante, Jesus nos convida a fazer parte do seu rebanho, e o que é decisivo para o nosso  ingresso no rebanho do Bom Pastor, é o nosso propósito de conversão.  A conversão nos abre a escuta, ao entendimento da sua palavra.
O Bom Pastor conhece  as suas ovelhas, as chama pelo o nome e  as ovelhas fieis, escutam a sua voz, sabem diferenciá-la em meio as vozes dos falsos pastores, não se deixando engar por esses. 
Quando Jesus diz que o Bom Pastor, dá a vida pelas suas ovelhas, Ele fala da entrega da sua vida.  Na cruz, Jesus se tornou a prenda do nosso resgate. Foi  graças a entrega de sua vida, que  nós fomos resgatados do cativeiro.
O texto que nos é apresentado, nos desperta sobre a importância da “escuta”, de uma escuta atenta, que não corresponda apenas na nossa audição física, mas que nos leve a interiorizar o que escutamos.
É desejo de Jesus, nos colocar no coração do Pai, Ele é o caminho que nos faz chegar a este oásis repousante, caminho que começamos a trilhar a partir da escuta da sua palavra.
O Pai, no seu infinito amor, nos entregou aos cuidados do Filho que nos acolheu com o mesmo amor do Pai e nos colocou acima de sua própria vida!
Como resposta a este  amor sem limites, devemos nos acolher mutuamente cuidando uns dos outros! 
A figura do Bom Pastor, é uma das mais belas imagens que Jesus usava em suas pregações, para nos mostrar a extensão do coração  do Pai.
Jesus é um Pastor zeloso que não nos perde de vista! O seu amor por cada uma de suas ovelhas é um amor sem limites, um amor tão grande que o levou a cruz!
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. “E ninguém vai arrancá-las de minha mão”. Eis aí, a grande comunicação de amor!
Jesus é o único Pastor que nos conduz para as pastagens  verdejantes, Nele encontramos vida em plenitude!
As ovelhas fieis  pertencentes ao seu rebanho, conhecem a sua voz, não se deixam levar pelas propostas enganosas de outros pastores.
Quem coloca em prática os ensinamentos de Jesus, quem se torna íntimo Dele, não tem dificuldades em reconhecer a voz do Bom Pastor em meio as vozes dos falsos pastores!
“Meu Pai que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.”
Do que temer, se Jesus nos dá esta segurança?
A certeza, de que nunca seremos arrancados das mãos do Bom Pastor, nos motiva a celebrar a vida, a buscar novos horizontes ...
 
 
 
  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: