sábado, 2 de março de 2019

Liturgia Diária – “Ser como criança é ser pequenino”

 Resultado de imagem para Marcos 10,13-16
1a Leitura - Eclesiástico 17,1-13
Leitura do livro do Eclesiástico.
17 1 Deus criou o homem da terra, formou-o segundo a sua própria imagem;
2 e o fez de novo voltar à terra. Revestiu-o de força segundo a sua natureza; 3 determinou-lhe uma época e um número de dias. Deu-lhe domínio sobre tudo o que está na terra. 4 Fê-lo temido por todos os seres vivos, fê-lo senhor dos animais e dos pássaros. 5 De sua própria substância, deu-lhe uma companheira semelhante a ele, com inteligência, língua, olhos, ouvidos, e juízo para pensar; cumulou-os de saber e inteligência. 6 Criou neles a ciência do espírito, encheu-lhes o coração de sabedoria, e mostrou-lhes o bem e o mal. 7 Pôs o seu olhar nos seus corações para mostrar-lhes a majestade de suas obras, 8 a fim de que celebrassem a santidade do seu nome, e o glorificassem por suas maravilhas, apregoando a magnificência de suas obras. 9 Deu-lhes, além disso, a instrução, deu-lhes a posse da lei da vida; 10 concluiu com eles um pacto eterno, e revelou-lhes a justiça de seus preceitos. 11 Viram com os próprios olhos as maravilhas da sua glória, seus ouvidos ouviram a majestade de sua voz: Guardai-vos, disse-lhes ele, de toda a iniqüidade. 12 Impôs a cada um (deveres) para com o próximo. 13 O proceder deles lhe está sempre diante dos olhos, nada lhe escapa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
O amor do Senhor por quem o respeita
é de sempre e para sempre.

Como um pai se compadece de seus filhos,
o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Porque sabe de que barro somos feitos
e se lembra que apenas somos pó.

Os dias do homem se parecem com a erva,
ela floresce como a flor dos verdes campos;
mas, apenas sopra o vento, ela se esvai,
já nem sabemos onde era o seu lugar.

Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme
é de sempre e perdura para sempre;
e também sua justiça se estende
por gerações até os filhos de seus filhos,
aos que guardam fielmente sua aliança.

Evangelho - Marcos 10,13-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 13 apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam.
14 Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequequinos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15 Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará." 16 Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Neste Evangelho Jesus nos mostra como poderemos nos deixar moldar como um vaso nas mãos do oleiro, a fim de fazer com que o reino de Deus aconteça na nossa vida. Assim, sendo, Ele nos revela que a criança deve ser nosso modelo, não na infantilidade, na criancice, mas na entrega, na espera, no abandono e na confiança. Ser como criança é ser pequenino, dependente, confiante, simples, transparente, inocente, espontâneo, dócil e entregue nas mãos daqueles que a conduzem. Quando nós temos a experiência de nos deixarmos à disposição da vontade do Pai que se expressa na Sua Palavra, nós acolhemos todos os atributos que são próprios de uma criança. O reino de Deus é um estado de espírito, é um modo de viver em harmonia com o pensamento de Deus. Por essa razão, a nossa intelectualidade e o nosso querer ser muito esperto (a) e inteligente aos olhos do mundo, barram a nossa disposição de acolher a grande graça de pertencer ao reino dos céus. Portanto, o reino de Deus é dos que se fazem como crianças, por isso, se deixam tocar e ser conduzidos por Jesus e não duvidam, não desconfiam, mas dependem da Sua condução. Entrar no reino de Deus é deixar-se tocar e ser conduzido por Jesus como uma criancinha que não duvida, mas confia e depende totalmente Dele e não precisa mais fazer perguntas, porque já o experimenta. – Você já conseguiu experimentar esse “estado de espírito”? - Como você definiria o reino de Deus que acontece em você? – Você aceita tornar-se como criança para possuir o reino dos céus? – Você se acha muito maduro (a) para isso?    




Helena Serpa

Nenhum comentário: