quarta-feira, 27 de março de 2019

Liturgia Diária - "Não penseis que eu vim abolir a Lei e os Profetas"


 
 Imagem relacionada
1a Leitura - Deuteronômio 4,1.5-9
Leitura do livro do Deuteronômio.
4 1 “E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá.
5 Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.
6 Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: ‘eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente’.
7 Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos?
8 Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje?
9 Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Pois reforçou com segurança as atuas portas
e os teus filhos em teu seio abençoou.

Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.
Ele faz cair a neve como lã
e espalha a geada como cinza.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos e suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Mateus 5,17-19
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
5 17 Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor!
A nossa identidade, o que nos distingue como seguidor de Jesus, é a nossa vivencia no amor! É o amor que nos une como irmãos, que  nos possibilita a viver a nossa humanidade de forma Divina! 
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor, pois Deus é só amor.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica,  uma mentalidade, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições religiosas.
 O legalismo, ou seja, colocar as leis acima da vida, era  uma forma que os fariseus usavam para  alienar e oprimir o povo, esses,  colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos nada...
 Para Jesus, as leis de organização social e religiosa, só tem sentido, se elas forem elaboradas em favor da vida, Ele veio implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei. A interpretação que Ele dá aos  mandamentos, mostra-nos claramente, que o propósito de Deus, aos nos  deixar os mandamentos, foi nos oferecer  diretrizes precisas,  importantes para a nossa caminhada de fé.
Ao contrário do que muitos pensavam,  Jesus não tinha pretensão de abolir as leis, afinal  Ele não mudaria o plano de Deus, o que Ele fez, foi aprimorar a lei de Deus sintetizando todos os mandamentos num único mandamento: o mandamento do amor. Colocando  o amor acima de tudo, todos os mandamentos serão cumpridos!
 No antigo Testamento diz: “Não matarás”, Jesus diz a mesma coisa com uma só palavra: Amem-se!
“Amem-se uns aos outros.” Com essas palavras, Jesus deixa claro, que a lei que deve nos reger,  é a lei do amor! 
 O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, quem ama perdoa,  enfim, quem ama cumpre todos os  mandamentos.
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, nunca entra em decadência.
Jesus enfatiza este mandamento, no sentido de destacar a importância do amor na vida da gente, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele! 
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento de leis, de normas,  o Reino de Deus, se espalha pelo o contagio do amor, o amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
É sendo  amado  que se aprende a amar!
 

  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: