domingo, 10 de março de 2019

1º Domingo da Quaresma - Fiéis a Cristo venceremos todas as tentações!

Resultado de imagem para Lucas 4,1-13

1a Leitura - Deuteronômio 26,4-10
Leitura do livro do Deuteronômio.
26 4 O sacerdote, recebendo o cesto de tua mão depô-lo-á diante do altar do Senhor, teu Deus.
5 Dirás então em presença do Senhor, teu Deus: “meu pai era um arameu prestes a morrer, que desceu ao Egito com um punhado de gente para ali viverem como forasteiros, mas tornaram-se ali um povo grande, forte e numeroso.
6 Os egípcios afligiram-nos e oprimiram-nos, impondo-nos uma penosa servidão.
7 Clamamos então ao Senhor, o Deus de nossos pais, e ele ouviu nosso clamor, e viu nossa aflição, nossa miséria e nossa angústia. O Senhor tirou-nos do Egito com sua mão poderosa e o vigor de seu braço,
8 operando prodígios e portentosos milagres.
9 Conduziu-nos a esta região e deu-nos esta terra que mana leite mel.
10 Por isso trago agora as primícias dos frutos do solo que me destes, ó Senhor. Dito isto, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, prostrando-te em sua presença”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 90/91
Em minhas dores, ó Senhor,
permanecei, junto de mim!

Quem habita ao abrigo do Altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente,
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá á tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

Haverão de te levar em suas mãos,
para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
Passarás por sobre cobras e serpentes,
pisarás sobre leões e outras feras.

“Porque a mim se confiou,
hei de livrá-lo e protegê-lo,
pois meu nome ele conhece.
Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atende-lo,
e a seu lado eu estarei em suas dores.”

2a Leitura - Romanos 10,8-13
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
10 8 Que diz ela, afinal? “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração”. Essa é a palavra da fé, que pregamos.
9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
11 A Escritura diz: “Todo o que nele crer não será confundido”.
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 4,1-13
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
4 1 Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
2 onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. 3 Disse-lhe então o demônio: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus’”. 5 O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, 6 e disse-lhe: “Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. 7 Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu”. 8 Jesus disse-lhe: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás’”. 9 O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10 porque está escrito: ‘Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. 11 E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra’”. 12 Jesus disse: “Foi dito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13 Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião.
Palavra da Salvação. 

Reflexão

Estamos no início da quaresma, um tempo forte na vida da Igreja, de todos os que se dispõe a caminhar com o Cristo vencedor!
Neste  tempo propício a um recolhimento interior, somos chamados a ouvir a voz do Senhor, que está sempre as nos falar, mas muitas vezes, deixamos que as vozes do mundo sobreponham a sua...
A liturgia deste  tempo, tem como propósito, despertar em nós, o desejo de mudança, de reaver valores que deixamos de lado, por estarmos voltados para os “valores” do mundo
Nas palavras de Jesus, que iremos meditar neste tempo de interiorização, haverá sempre um apelo de conversão, e todos nós sabemos que não é fácil percorrer este caminho, sozinhos nos damos conta, pois mudanças, é sempre um grande desafio, requer coragem, determinação, renuncias, e acima de tudo, o constante exercício do perdão.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que Jesus, na sua condição humana, foi tentado a desistir da sua missão, a trocar o projeto de Deus por bens materiais, mas a sua resposta foi taxativa: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Jesus foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza: ”Não tentarás o Senhor teu Deus.” 
O Filho de Deus venceu o inimigo por estar fortalecido no Espírito do Pai, Ele se manteve firme no propósito de levar em frente a sua missão: libertar a humanidade da escravidão do pecado! 
Assim como aconteceu com Jesus, acontece também conosco, a tentação do TER, e do PODER, está sempre a nos rondar, precisamos estar sempre vigilantes,  para que  não sejamos  pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, ela surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida, ou quando estamos enfraquecidos na fé! 
Para nos seduzir, o mal usa de esperteza, ele chega até a nós, disfarçado do bem, por isto, precisamos estar sempre atentos, para não tornarmos presas fácies, deixando-nos enganar pelas aparências. 
Ninguém está livre das tentações, elas estão presentes em toda parte, principalmente onde existe o bem, até mesmo dentro da Igreja, para vencê-la, é importante estarmos sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé, munidos da arma mais poderosa que existe: a oração!
Ser tentado, não significa pecar, pecar, é cair na tentação!
Todos nós, já passamos pela experiência de ser tentado, o próprio Jesus passou  esta experiência, é a nossa ligação com Ele, que nos torna resistentes as tentações, que não nos deixa cair nas ciladas preparadas pelo o inimigo!
Aproveitemos, pois, este tempo em que a graça e a misericórdia transbordam do coração do Pai, para voltarmos ao seu convívio!
Somos chamados a viver esse tempo no espírito da fé, a deixar para trás, a escuridão do passado, que não  nos deixava enxergar a Luz! O pecado interrompe o nosso relacionamento com Deus, mas a porta do seu coração de Pai misericordioso,  nunca fecha, ela está sempre aberta para nos receber de volta, basta querermos voltar.
A penitência, o jejum e a oração, são os três exercícios que constituem o tripé da nossa vivencia quaresmal. 
Que o Espírito de Deus, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também e que nenhuma proposta do mundo, nos convença a trocar o SER pelo o TER.
Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina, a pedirmos ao Pai: “...não nos deixeis cair em tentação”... Peçamos a Ele todos os dias esta graça...
 
 

  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: