domingo, 24 de março de 2019

3º Domingo da Quaresma - A Conversão nos recoloca no coração do Pai!

Resultado de imagem para Lucas 13,1-9

1a Leitura - Êxodo 3,1-8.13-15
Leitura do livro do Êxodo.
3 1 Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb.
2 O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.
3 “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.”
4 Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele.
5 E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.
6 Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
7 O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos.
8 E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
13 Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?”
14 Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.”
15 Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
O Senhor é bondoso e compassivo.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa
e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida
e te cerca de carinho e compaixão.

o Senhor é indulgente, é favorável,
é paciente, é bondoso e compassivo.
Quanto os céus por sobre a terra se elevam,
tanto é grande o seu amor aos que o temem.

2a Leitura - 1 Coríntios 10,1-6.10.12
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
10 1 (Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar;
2 todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar;
3 todos comeram do mesmo alimento espiritual;
4 todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo).
5 Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto.
6 Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.
10 Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.
12 Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 13,1-9
Glória e louvor a vós, ó Cristo.
Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o reino dos céus está perto (Mt 4,17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
13 1 Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
2 Jesus toma a palavra e lhes pergunta: “Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?
3 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.
4 Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalém?
5 Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.
6 Disse-lhes também esta comparação: “Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou”.
7 Disse ao viticultor: ‘Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?’
8 Mas o viticultor respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9 Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás’”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Estamos no terceiro domingo da Quaresma! Neste tempo litúrgico, somos convidados a olhar para Jesus e a permanecer a seus pés, na escuta atenta de suas palavras, como fez Maria de Betânia, a irmã de Lázaro!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo à conversão, e no tempo da Quaresma, estes apelos se intensificam ainda mais, é o amor de Jesus, querendo falar mais forte ao nosso coração, assegurando-nos de que o Pai não desiste de nós!
Jesus não quer que nenhum de nós, desvie do caminho indicado por Ele, por isto, a todo instante, Jesus nos chama à conversão, trata-se de uma conversão diária, afinal, são muitos inimigos do projeto de Deus, tentando nos tirar do caminho que nos leva ao Pai.
A conversão, ou seja, uma mudança de vida exige de nós, um exercício constante, pois recomeçar é  muito difícil, requer determinação, renuncia, um reencontro com os valores que desprezamos, uma reparação do mal que causamos a tantas pessoas que ficaram machucadas, feridas pelas nossas atitudes não cristãs.
Estamos nos preparando para vivermos de maneira intensa,  o momento mais importante do ano litúrgico: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS! Para chegarmos a este grande momento, com o Espírito renovado, precisamos ter uma boa preparação. Portanto, não percamos tempo, o momento é agora, Jesus nos convida a viver melhor, a sermos mais santos, mais atentos as clamores dos irmãos que sofrem, mais abertos à graça de Deus. 
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chega até a nós, como um convite a uma transformação de vida, a uma mudança de mentalidade. 
O texto que nos é apresentado é composto de duas partes.  Na primeira parte, Jesus recebe a notícia da morte trágica de alguns galileus, mortos a mando de Pilatos. As pessoas, que deram a Ele esta notícia, atribuíam estas mortes, como sendo  castigo de Deus.  Elas esperavam que Jesus tivesse algo a dizer sobre tal atrocidade, mas Jesus não se preocupa com aquilo que já havia acontecido, e sim, com o que poderia acontecer com aqueles que estavam ali, diante Dele dando-lhe aquela notícia.  Estes, poderiam  ter um destino melhor do que os galileus mortos, pois teriam tempo de se  converterem, o que os galileus, provavelmente não tiveram.
Para facilitar ainda mais a compreensão do que Ele queria transmitir, Jesus acrescenta outro fato, que acontecera com dezoito homens, que foram mortos em Jerusalém na queda da torre de Siloé. Tanto com o  primeiro fato, como  o segundo, Jesus adverte a todos, sobre a necessidade de uma  conversão diária, já que  fatalidades,  podem nos acontecer a qualquer momento .
 Jesus insiste em tirar daquelas pessoas que dialogava com Ele, e hoje, de nós, a ideia de que as tragédias sejam castigo de Deus, Ele quer abolir esta ideia erronia que fora  herdada do antigo testamento, mostrando-nos através Dele mesmo, que Deus só sabe amar, que Ele ama bons e maus na mesma intensidade.
 É importante, conscientizarmos, de que Deus não castiga ninguém, que Ele não escolhe quem deve sofrer.  As tragédias são de responsabilidades humana e não castigo de Deus!
Na segunda parte do texto, Jesus conta a parábola da figueira, uma parábola, que vem nos falar da paciência de Deus para com cada um de nós! Como podemos perceber, é mais um apelo à conversão! Todos nós necessitamos de conversão, para a figueira, foi dada uma única chance, mas para nós, são dadas  inúmeras chances.
Deixemo-nos ser cuidado pelo o  agricultor maior,  que é Jesus, não tenhamos medo de passar pelas as podas, podas, ás vezes são doídas, mas  necessárias para que possamos produzir frutos em abundancia e de boa qualidade.
O caminho que Jesus nos indica, é o caminho do amor, para Ele, não há justificativa para que nenhum de nós se perca, afinal, temos um Pai misericordioso que está sempre nos dando uma nova chance, para retomarmos o caminho da vida.
 
 


  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: