terça-feira, 6 de março de 2018

Liturgia Diária - Perdoar sem limites

Resultado de imagem para Mateus 18,21-35


1a Leitura - Daniel 3,25.34-43
Leitura da profecia de Daniel.

3 25 Azarias, em pé bem no meio do fogo, fez a seguinte oração:
34 “Pelo amor de vosso nome, não nos abandoneis para sempre; não destruais de modo algum vossa aliança.
35 Não nos retireis vossa misericórdia em consideração a Abraão, vosso amigo, Isaac, vosso servo, Israel, vosso santo,
36 aos quais prometestes multiplicar sua descendência como as estrelas do céu e a areia que se encontra à beira do mar.
37 Senhor, fomos reduzidos a nada diante das nações, fomos humilhados diante de toda a terra: tudo, devido a nossos pecados!
38 Hoje, já não há príncipe, nem profeta, nem chefe, nem holocausto, nem sacrifício, nem oblação, nem incenso, nem mesmo um lugar para vos oferecer nossas primícias e encontrar misericórdia.
39 Entretanto, que a contrição de nosso coração e a humilhação de nosso espírito nos permita achar bom acolhimento junto a vós, Senhor,
40 como (se nós nos apresentássemos) com um holocausto de carneiros, de touros e milhares de gordos cordeiros! Que assim possa ser hoje o nosso sacrifício em vossa presença! Que possa (reconciliar-nos) convosco, porque nenhuma confusão existe para aqueles que põem em vós sua confiança.
41 É de todo nosso coração que nós vos seguimos agora, que nós vos reverenciamos, que buscamos vossa face.
42 Não nos confundais; tratai-nos com vossa habitual doçura e com todas as riquezas de vossa misericórdia.
43 Ponde em execução vossos prodígios para nos salvar, Senhor, e cobri vosso nome de glória”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 24/25
Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação.

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão, que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Evangelho - Mateus 18,21-35
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
18 21 Então Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?”
22 Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23 Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.
24 Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
25 Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida.
26 Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’
27 Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida.
28 Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’
29 O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’
30 Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida.
31 Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado.
32 Então o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste.
33 Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’
34 E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida.
35 Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração”.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Estamos caminhando rumo a Páscoa do Senhor Jesus, e para que possamos viver verdadeiramente  o sentido desta festa,  precisamos fazer uma revisão de vida, eliminar tudo que nos distancia de Deus!
O pecado rompe o nosso relacionamento com Deus, mas Jesus, na sua infinita bondade, nos ensina o caminho para retornamos ao coração do Pai, um caminho, que começa a partir do nosso propósito de mudar de vida! 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Pedro, aproxima-se de Jesus e faz a Ele uma pergunta: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.
Para um entendimento melhor, Jesus conta a parábola do servo cruel, a história de um servo, que mesmo sendo perdoado pelo o rei, não perdoou ao seu devedor,  e por isso foi duramente castigado. Com esta história, Jesus adverte Pedro e a nós também: “É assim que meu Pai fará convosco, se cada um, não perdoar de coração ao seu irmão.”
Quantos de nós, fazemos questão de dizer, que somos cristãos, seguidores de Jesus, quando na prática, agimos de forma contrária a Dele, até rezamos o Pai Nosso, pedindo perdão ao Pai pelas as nossas faltas, mas não cumprimos o que prometemos a Ele, não perdoamos o irmão que nos ofendeu. Pedir perdão a Deus de nossas faltas, sem estar disposto a perdoar o irmão, é querer enganar a Deus, o que é impossível, pois a Deus ninguém engana.
Perdoar o irmão que nos ofendeu, é condição para que sejamos perdoados por Deus. Quem não está aberto ao perdão, nem deveria rezar o Pai Nosso, pois uma prece, sem compromisso, é vazia, não chega a Deus.
Sabemos que não é fácil perdoar, mas se recorrermos a Deus, com certeza, Ele nos ajudará a vencer esse desafio. 
O perdão é uma questão de decisão, de humildade, exercitá-lo, é reconhecer que não somos perfeitos, que estamos sujeitos a falhas. Quando reconhecemos que também somos falhos, fica mais fácil relevar a falha do outro! 
Jesus nos deixou um grande exemplo de perdão, no alto da cruz no momento derradeiro a sua morte, Ele disse: “Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo.”( Lc 23,34).
Quando sentirmos dificuldades em perdoar alguém, lembremo-nos deste grande exemplo de Jesus, e a partir daí, com certeza, o nosso coração se abrirá ao perdão!
Assim como Deus acolhe o pecador arrependido, e esquece todo o seu passado, nós também devemos fazer o mesmo: perdoar e acolher aquele que nos ofendeu!
A falta de perdão fecha o nosso coração à graça de Deus, nos priva de participarmos do Banquete da vida que é a eucaristia. Enquanto que a alegria do perdão é imensa, tanto para quem é perdoado quanto para quem perdoa.
É despindo do nosso orgulho, que viveremos a alegria do perdão, a alegria de perdoar e de ser perdoado por Deus. 
"É perdoando que seremos perdoados!" 
 
 
 
 
Olívia Coutinho

Nenhum comentário: