terça-feira, 20 de março de 2018

Liturgia Diária - Aquele que me enviou está comigo



1a Leitura - Números 21,4-9
Leitura do livro dos Números.
21 4 Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom.
5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.”
6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos.
7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo,
8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”
9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Palavra do Senhor.

Salmo - 101/102
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração,
e chegue até vós o meu clamor.

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração,
e chegue até vós o meu clamor!
De mim não oculteis a vossa face
no dia em que estou angustiado!
Inclinai o vosso ouvido para mim,
ao invocar-vos, atendei-me sem demora!

As nações respeitarão o vosso nome,
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos
e não desprezará a sua prece.

Para as futuras gerações se escreva isto,
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas,
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar
e da morte libertar os condenados.

Evangelho - João 8,21-30
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 21 Jesus disse aos judeus fariseus: “Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22 Perguntavam os judeus: “Será que ele se vai matar, pois diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23 Ele lhes disse: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado”.
25 “Quem és tu?”, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: “Exatamente o que eu vos declaro.
26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo”.
27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai.
28 Jesus então lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.
29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado”.
30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.
Palavra da Salvação.
 
Jesus anunciou  a sua ida, e os judeus pensaram que Ele iria se matar.
Em seguida Jesus afirmou que Ele era lá de cima, enquanto nós somos aqui de baixo. E mais, Ele afirmou que: ”Aquele que me enviou está comigo”.
Deus está sempre conosco, mas nem sempre estamos com Deus.
Em nossas orações precisamos rogar ao Pai para que Ele fique sempre conosco.
Inspirado naquela bela oração do Padre Pio, peçamos ao Senhor que fique conosco, pois a sua presença é indispensável para nós, para que não nos esqueçamos dele. Por que, sem a sua presença, sempre caímos, no mesmo pecado, sempre o abandonamos.
Peçamos para que o Senhor fique conosco, porque somos fracos e sem a sua força, nós caímos, caímos e caímos. O Senhor é a nossa vida e sem Ele, nos esmorece o fervor da fé, da devoção, da esperança, e voltamos a pecar, contribuindo para a morte da alma, ou da vida eterna.
O Senhor é a nossa Luz, e longe dele, nos achamos em trevas, não vemos os buracos da estrada e tropeçamos.
Peçamos ao Senhor para ficar sempre conosco, para que possamos fazer a sua vontade, para que possamos ouvir a sua voz e segui-lo.
Peçamos ao Senhor que permaneça sempre conosco, para que aumente o nosso desejo de amá-lo, e estar sempre em sua companhia. E assim possamos ser fiéis e autênticos cristãos.
Por nossa parte, vamos nos esforçar para estar sempre com Deus, por meio de Jesus, pois a vida é curta e sem o percebermos, já chegou a hora de partir. E se naquele momento não estivermos com Deus, poderemos não merecer a glória eterna.
Portanto, meus irmãos e irmãs, é necessário redobrar as nossas forças a fim de que não nos percamos nos caminhos dessa caminhada, e por isso precisamos muito da presença de Deus em nós, por meio da Eucaristia.
A vida vai se passando, e de repente, aumentam as cruzes, as dores, as tentações, e assim, vemos o quanto precisamos da presença de Deus, para que possamos sobreviver a tantos percalços dessa vida passageira!
Façamos tudo para que ao chegar a nossa morte, estejamos prontos para a viagem! Para que ao nos apresentar ao Pai, estejamos de pé, puros, formes e alegres, felizes por finalmente atingir a meta tão esperada!
Caríssimas e caríssimo. Vamos buscar a Deus com todas as nossas forças, vamos fazer a vontade do Pai, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: