terça-feira, 13 de março de 2018

Liturgia Diária - Levanta, pega a tua cama e anda

 Resultado de imagem para Levanta, pega a tua cama e anda
1a Leitura - Ezequiel 47,1-9.12
Leitura da profecia de Ezequiel.
Naqueles dias, 47 1 o anjo conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar.
2 Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul.
3 O homem foi para o oriente com uma corda na mão: mediu mil côvados; a seguir fez-me passar na água, que me chegou até os tornozelos. Mediu ainda mil côvados e me fez atravessar a água, que me subiu até os joelhos.
4 Mediu de novo mil côvados e fez-me atravessar a água, que me subiu até os quadris.
5 Mediu, enfim, mil côvados; e era uma torrente que eu não podia atravessar, de tal modo as águas tinham crescido! E era preciso nadar, era um curso de água que não se podia passar (a vau).
6 "Viste, filho do homem?" - falou-me, e me levou ao outro lado da torrente.
7 Ora, retornando, avistei nas duas margens da torrente uma grande quantidade de árvores.
8 "Essas águas", disse-me ele, "dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis.
9 Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida.
12 Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio".
Palavra do Senhor.

Salmo - 45/46
Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

O Senhor para nós é refúgio e vigor,
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
assim não tememos se a terra estremece,
se os montes desabam, caindo nos mares.

Os braços de um rio vêm trazer alegria
à cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
Quem a pode abalar? Deus está no seu meio!
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus
e a obra estupenda que fez no universo.

Evangelho - João 5,1-16
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos! Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
 
5 1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.
3 Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água.
4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
6 Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: "Queres ficar curado?"
7 O enfermo respondeu-lhe: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim".
8 Ordenou-lhe Jesus: "Levanta-te, toma o teu leito e anda".
9 No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado.
10 E os judeus diziam ao homem curado: "É sábado, não te é permitido carregar o teu leito".
11 Respondeu-lhes ele: "Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda".
12 Perguntaram-lhe eles: "Quem é o homem que te disse: ´Toma o teu leito e anda?´"
13 O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar.
14 Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: "Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior".
15 Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
16 Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado.
Palavra da Salvação.

Levanta, pega a tua cama e anda”.  Que maravilha! Ficar curado é o grande sonho de todo doente!
Minha amiga, meu amigo, você que está doente, você que tem um filho, uma filha ou outro parente doente, o que está esperando? Por acaso está esperando que Jesus passe perto de sua casa e entrando lhe pergunte: Quer ficar curada, curado?
Pedi e recebereis. Batei e vos abrirá. Peça com insistência...
Estas foram as recomendações de Jesus. Mas é necessário PEDIR COM FÉ!
Eis que de repente, diante daquele pobre homem, estava o Deus do IMPOSSÍVEL!  E Ele lhe oferecia o que mais ele gostaria de ter.
Uma vez uma cega que estava na porta de uma igreja, me disse umas palavras que muito me emocionou. Ela me agradecendo pela ajuda que lhe dei, me disse: Que Deus lhe dê o que você mais deseja!
Olha! Aquelas palavras caíram muito fundo, muito forte no meu estado emocional.  Saí dali pensando naquilo que eu mais desejava naquela fase da minha vida!
Esquentei minha cabeça pensando. Como ela sabia que eu...  que eu desejo muito alguma coisa nesta minha vida terrena?...
Fiquei concentrado naquilo, resolvi pedir diariamente ao Pai, e  dias depois, consegui! Deus me deu o que eu mais desejava naqueles dias de minha vida...
Ah! Você queira me perguntar o que eu mais desejava? Desculpe. Acho que não devo entrar em detalhes.  O mais importante de tudo isso, é que na pessoa daquela cega, que ficava ali o dia inteiro sentada, esperando pacientemente que alguma alma caridosa se lembrasse dela, aquela cega era uma pessoa que estava muito próxima de Deus. Quando se chega perto dela, se sente a presença de Deus!
Aquela simples mulher sem visão tem na sua calma, e resignação, um grande poder.  Um poder de intercessão muito forte!
Reparou que aquele homem recebeu uma graça, um milagre sem nem mesmo ter pedido? Isso pelo fato de Jesus ter muita compaixão para com os que sofrem! Isso pelo fato de que Deus sabe de tudo o que nós necessitamos, muito mais do que nós.
Aquele pobre homem doente a trinta e oito anos, ficava ali naquela piscina milagrosa, esperando para se curar, e ninguém se habilitava a ajudá-lo. Ninguém tinha a iniciativa de pegá-lo e conduzi-lo ao que ele MAIS DESEJAVA!   Ficar curado!
Caríssimas e caríssimos.  Até quando vamos continuar insensíveis com o sofrimento dos nossos irmãos? 
Nossos irmãos que representam a pessoa de Jesus? “Tive fome e não me destes de comer...”
Nossos irmãos cegos, aleijados, que sofrem a espera da nossa mão estendida para aliviar a fome, o frio, o sofrimento pela escassez de tudo!
Sejamos mais caridosos, pois só teremos a ganhar com isso!
Acreditemos nas palavras de Jesus, nas suas promessas: “...quem dá um nessa vida terá cem vezes mais na vida eterna.”
 
 
 
  José Salviano

Nenhum comentário: