sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

litugia Diária - O anuncio do reino só encontra resposta naquele que se faz pequeno.


  Resultado de imagem para jesus e a multidão
1a Leitura - 2 Samuel 11,1-10.13-17
Leitura do segundo livro de Samuel.
11 1No ano seguinte, na época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou Joab com seus suboficiais e todo o Israel. Eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Raba. Davi ficara em Jerusalém.
2Uma tarde, Davi, levantando-se da cama, passeava pelo terraço de seu palácio. Do alto do terraço avistou uma mulher que se banhava, e que era muito formosa. 3Informando-se Davi a respeito dela, disseram-lhe: "É Betsabé, filha de Elião, mulher de Urias, o hiteu". 4Então Davi mandou mensageiros que lha trouxessem. Ela veio e Davi dormiu com ela. Ora, a mulher, depois de purificar-se de sua imundície menstrual, voltou para a sua casa, 5e vendo que concebera, mandou dizer a Davi: "Estou grávida". 6Então Davi enviou uma mensagem a Joab, dizendo-lhe: "Manda-me Urias, o hiteu". Joab assim fez. 7Quando Urias chegou, Davi pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. 8E em seguida disse-lhe: "Desce à tua casa, e lava os teus pés. Urias saiu do palácio do rei, e este mandou que o seguissem com um presente seu". 9Mas Urias não desceu à sua casa; dormiu à porta do palácio com os demais servos de seu amo. 10Comunicaram-no a Davi: "Urias não foi à sua casa". O rei então lhe disse: "Não voltaste porventura de uma viagem? Por que não vais à tua casa?" 13Davi o convidou, fê-lo comer e beber em sua presença, e embriagou-o. Mas à noite, Urias não desceu à sua casa; saiu e deitou-se com os demais servos de seu senhor. 14Na manhã seguinte Davi escreve uma carta a Joab, enviando-a por Urias. 15Dizia na carta: "Coloca Urias na frente, onde o combate for mais renhido, e desamparai-o para que ele seja ferido e morra". 16Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valorosos guerreiros. 17Saíram os assediados contra Joab, e tombaram alguns dos homens de Davi: morreu também Urias, o hiteu.
Palavra do Senhor.

Salmo - 50/51
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Mostrais assim quanto sois justo na sentença
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade
e pecador já minha mãe me concebeu.

Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria,
exultarão estes meus ossos que esmagastes.
Desviai o vosso olhar dos meus pecados
e apagai todas as minhas transgressões!

Evangelho - Marcos 4,26-34
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 4 26Jesus dizia também à multidão: "O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.
27Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. 28Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. 29Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita". 30Dizia ele: "A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? 31É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. 32Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". 33Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender. 34E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus com duas pequenos parábolas, responde as indagações de muitos de nós, que ainda hoje, tem muitas dúvidas a respeito do Reino de Deus por imaginá-lo fora do nosso alcance, ou algo à acontecer depois da nossa morte.
Jesus explicita uma das mais belas características do Reino de Deus: Ele é algo que cresce silenciosamente dentro de nós, através de um processo lento que não visualizamos, mas que sentimos o seu efeito! Jesus nunca comparou o Reino de Deus com algo grande, extraordinário, Ele sempre o compara com coisas simples, como a dinâmica de uma semente que se desenvolve silenciosamente debaixo da terra. E para afirmar que a grandeza do Reino de Deus não se mede geograficamente, Ele o compara com uma minúscula semente de mostarda, que apesar da aparência frágil, tem uma força enorme, é capaz de romper a terra, para trazer e alimentar vidas..

Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos que do plantio à colheita, há um processo lento que requer muita paciência de quem planta, pois uma semente, não nasce de imediato, antes, ela precisa mergulhar nas profundezas da terra para então germinar adquirir raízes para se sustentar.  Como semeadores da palavra de Deus, precisamos ter a paciência daquele que planta a semente, esperar pelo o processo, que é lento, mas que traz resultados surpreendentes! Às vezes, a pessoa ouve a palavra de Deus, no momento ela não diz nada pra ela, mas depois, essa palavra, vai entrando no seu coração e germina como uma semente!
O crescimento do Reino de Deus, não depende somente da semente (palavra) depende também da disposição do semeador, afinal, uma semente só nasce e cresce, se lançada na terra...
Sejamos semeadores da palavra de Deus, lancemos a semente na terra, (coração) contribuindo assim, para com o crescimento do Reino de Deus, que é um Reino de amor de paz e de justiça.



  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: