sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Liturgia Diária - "Senhor, se queres, podes limpar-me"


  Resultado de imagem para Lucas 5,12-16
1a Leitura - 1 João 5,5-13
Leitura da primeira carta de são João.
Carríssimos, 5 5quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.
7São, assim, três os que dão testemunho:
8o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.
9Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho.

10Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.
11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.
12Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 147/147B
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
pois reforçou com segurança as tuas portas
e os teus filhos em teu seio abençoou.

A paz em teus limites garantiu
e te dá como alimento a flor do trigo.
Ele envia suas ordens para a terra,
e a palavra que ele diz corre veloz.

Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos, suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
Nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho - Lucas 5,12-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
5 12Estando Jesus numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: "Senhor, se queres, podes limpar-me". 13Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: "Eu quero; sê purificado!" No mesmo instante desapareceu dele a lepra. 14Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: "Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho". 15Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades. 16Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi o amor! Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava, a sua presença  exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas, principalmente daquelas que o mundo desprezava.
Como continuadores da missão de Jesus aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos irmãos e nem deixar que eles desconheçam a verdade que liberta!
É bonito dizermos que temos  fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, a  fé que professamos é vazia, não tem consistência,  só fica  na palavra, portanto, não daremos  testemunho  do amor de Jesus, não contribuímos para  que  o reino de Deus aconteça no mundo  através de nós.
O Reino de Deus só acontece no mundo através de nós,  quando vivemos a fé que professamos colocando em prática os ensinamentos de Jesus, reerguendo  os excluídos, marginalizados, eliminando as trevas de suas vidas...
O evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, continua nos mostrando  as ações vivificantes de Jesus, a sua compaixão para com  os que sofredores! Desta vez, quem se beneficia da ação libertadora de Jesus, é um homem acometido por uma doença, que não só lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra! A lepra, (hoje conhecida como hanseníase) era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus.   
 
Em Jesus, aquele leproso enxergou a sua única possibilidade de cura, por isto, ele não hesitou em infringir as leis para chegar até a Ele. Prostrado à seus pés ele diz: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar.” E Contrariando as leis que proibia qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que o leproso aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica purificado!“ Purificado, aquele homem, antes excluído, sente abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação vivificante de Jesus, recobrando para além da sua vida física, a sua vida social e religiosa. Superada a marginalização, e completamente revestido da graça de Deus, ele vê abrir diante de si, novas perspectivas! E mesmo sendo recomendado para não espalhar o acontecido, ele  não conseguiu guardar para si, tamanha alegria! Ao sair dali, aquele homem, proclama o nome de Jesus com o seu testemunho de fé!
Para absorvermos bem a mensagem que este texto quer nos passar,  é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria, que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações vivificantes de Jesus!
Pela a fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de chegarmos até  Jesus, de sermos tocados por Ele. A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.
 
 
 
  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: