terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Liturgia Diária - Somos cristãos, da família de Cristo.

 Resultado de imagem para Marcos 3,31-35
1a Leitura - 2 Samuel 6,12-15.17-19
Leitura do segundo livro de Samuel.
6 12Foi anunciado ao rei que o Senhor abençoava a casa de Obed-Edom e todos os seus bens por causa da arca de Deus. Foi então Davi e fê-la transportar da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi, no meio de grandes regozijos.
13Quando os carregadores da arca do Senhor completavam seis passos, sacrificavam-se um boi e um bezerro cevado. 14Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho. 15O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta. 17A arca foi introduzida e instalada em seu lugar, no centro do tabernáculo que Davi construíra para ela, e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos. 18Terminadas essas cerimônias, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos, 19e distribuiu a toda a multidão do povo de Israel, tanto aos homens como às mulheres, a cada um, um bolo, um pedaço de carne e uma torta. E retirou-se toda a multidão, indo cada um para a sua casa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 23/24
Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?"
"É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"

"Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,
A fim de que o rei da glória possa entrar!"

Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?"
"É o Senhor, o valoroso, o onipotente,
O Senhor, o poderoso nas batalhas!"

"Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas,
A fim de que o rei da glória possa entrar!"

Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?"
"O rei da glória é o Senhor o onipotente,
O rei da glória é o Senhor Deus do universo!"

Evangelho - Marcos 3,31-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do réu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
3 31Chegaram a mãe e os irmãos de Jesus e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.
32Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram." 33Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" 34E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 35Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Jesus tinha consciência de que a Sua primeira Missão era a de alimentar o povo com as revelações do Pai e mostrar a todos que a vontade de Deus é a salvação total do homem, corpo e alma. Por isso, aproveitou aquela oportunidade para dar uma lição preciosa: mais importante que tudo que há no mundo é fazer a vontade do Pai que está no céu. Por essa razão Ele não deixou a multidão de lado para correr ao encontro da sua família, que, possivelmente, deveriam estar preocupados com Ele. Jesus estava convencido de que, naquele momento, a vontade do Pai, era dar dignidade ao homem e inclui-lo como parte da Sua família.  Por isso, apontando para os que estavam à Sua volta, afirmou: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade do Pai, portanto, é a única condição para que, como Maria, pertençamos à família de Jesus, não pela carne, mas pelo Espírito Santo que nos governa e nos ensina a viver em comunhão com a vontade de Deus. Portanto, se fazemos a vontade do Pai, somos cristãos, da família de Cristo. – Você se considera da família de Jesus? –Você faz a vontade do Pai? – Qual o meio que você usa para saber qual a vontade do Pai para si? - Quem está norteando as suas ações e os seus empreendimentos?  - Você tem de lado a sua missão de cristã para atender o chamado do mundo?


Helena Serpa  

Nenhum comentário: