terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Liturgia Diária – Como ajudar a alimentar a multidão.

 Resultado de imagem para multiplicacao dos paes
1a Leitura - 1 João 4,7-10
Leitura da primeira carta de João.
4 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

9Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.
10Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.
Palavra do Senhor.

Salmo - 71/72
Os reis de toda a terra
hão de adorar-vos, ó Senhor!

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo,
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

Das montanhas venha a paz a todo o povo,
e desça das colinas a justiça!
Este rei defenderá os que são pobres,
os filhos dos humildes salvará.

Nos seus dias, a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Evangelho - Marcos 6,34-44
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, 6 34ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
35A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: "Este lugar é deserto, e já é tarde. 36Despede-os, para irem aos sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento". 37Mas ele respondeu-lhes: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Replicaram-lhe: "Iremos comprar duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?" 38Ele perguntou-lhes: "Quantos pães tendes? Ide ver". Depois de se terem informado, disseram: "Cinco, e dois peixes". 39Ordenou-lhes que mandassem todos sentar-se, em grupos, na relva verde. 40E assentaram-se em grupos de cem e de cinqüenta. 41Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que lhos distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes. 42Todos comeram e ficaram fartos. 43Recolheram do que sobrou doze cestos cheios de pedaços, e os restos dos peixes. 44Foram cinco mil os homens que haviam comido daqueles pães.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Jesus olhava a multidão e observava a carência daquele povo que O buscava com sofreguidão, às vezes, sem nem entender o que lhes faltava. Na profundidade da Sua sabedoria Ele percebia que faltava àquele povo, luz e pão, porque as olhava de um modo intenso e as compreendia de uma forma completa, no corpo, alma e espírito. Ele sabia que a fome do pão material não era tudo o que lhes incomodava, mas a ignorância dos mistérios de Deus também angustiava as suas almas. Então, antes de providenciar-lhes o pão material, Ele “Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”.     Porém, mesmo que o povo continuasse atento aos Seus ensinamentos, Jesus preocupou-se em conceder-lhes o pão material e deu aos Seus discípulos mais um preceito que hoje também nos serve quando estivermos sem saber como alimentar a “multidão” ao nosso redor. Primeiramente, Ele nos instrui: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em seguida Ele nos induz a tomar consciência dos “pães e dos peixes” que temos em mãos para ajudar a alimentar a multidão e nos manda elevar aos céus o nosso olhar e pedir a Deus a sua bênção para que se multipliquem as nossas ofertas. E, por último, Ele nos ensina a nos organizar, a nos sentar, a dialogar, a trocar ideias e, finalmente, partilhar o que Deus multiplicou. Deus ao nos criar sabia que iríamos necessitar uns dos outros e, por isso, nos preparou e nos deu bons sentimentos para que os usássemos em favor dos nossos irmãos. Todos nós temos fome do alimento material, mas dentro de nós há também uma fome espiritual de conhecimento de Deus e da Sua Palavra que nos alimenta e nos fortalece na caminhada aqui na terra.  – Você tem fome de conhecimento de Deus? – Você tem consciência do que a sua alma almeja? – Quais são os pães e os peixes que você possui para ajudar a matar a fome da multidão? – Você é uma pessoa que sabe viver em grupo? – Você sabe partilhar o que tem? 


Helena Serpa

Nenhum comentário: