quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Liturgia Diária - somos curados (as) para servir a Deus através do próximo.

 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Samuel 3,1-10.19-20
Leitura do primeiro livro de Samuel.
3 1 O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. a palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram freqüentes.
2 Ora, aconteceu certo dia que Heli estava deitado (seus olhos tinham-se enfraquecido, e ele mal podia ver), 3 e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4 O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: “Eis-me aqui”. 5 Samuel correu para junto de Heli e disse: “Eis-me aqui: chamaste-me”. “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”. Ele foi e deitou-se. 6 O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. “Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”. 7 Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada. 8 Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino. 9 “Vai e torna a deitar-te”, disse-lhe ele, “e se ouvires que te chamam de novo, responde: ‘Falai, Senhor; vosso servo escuta!’” Voltou Samuel e deitou-se. 10 Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” “Falai”, respondeu o menino; “vosso servo escuta!” 19 Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. Ele não negligenciava nenhuma de suas palavras. 20 Todo o Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 39/40
Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!

Esperando, esperei no Senhor,
e, inclinando-se, ouviu meu clamor.
É feliz que a Deus se confia;
quem não segue os que adoram os ídolos
e se perdem por falsos caminhos.

Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados.
E então eu vos disse: “Eis que venho!”

Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”

Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Evangelho - Marcos 1,29-39
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 29 Assim que saíram da sinagoga, Jesus, com Tiago e João, dirigiu-se à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela. 31 Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio. 33 Toda a cidade estava reunida diante da porta. 34 Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam. 35 De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração. 36 Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo. 37 Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram." 38 E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim." 39 Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
A Missão de Salvador de Jesus se manifestava no dia a dia da vida das pessoas, e Ele demonstrava isto, com as suas ações. Jesus não deixava nada o que tinha a realizar para o dia seguinte aproveitando todas as oportunidades para exercer a Sua ação libertadora. Assim, Ele tinha consciência de que precisava ir adiante, e não se prendia aos lugares e pessoas tendo como único objetivo, cumprir a Missão que o Pai lhe confiara. Não tinha tempo para descansar e também não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam.  Cuidava de todos, escutava a todos, atendia a todos. Tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças. Todos tinham vez na sua trajetória. Jesus curava as pessoas para que fossem úteis e tivessem uma vida eficaz. Hoje, como naquele tempo, Jesus continua pregando, ensinando, curando e, por meio de nós Ele se aproxima dos que estão necessitados, não se limitando somente a curar as pessoas fisicamente, mas tocando-as e ajudando-as a levantar-se. Hoje, também, Jesus continua nos visitando e, como a sogra de Pedro, somos curados (as) para servi-Lo. Assim, Jesus nos deu o exemplo do que precisamos fazer quando sairmos da Igreja. O louvar, o orar, o adorar a Deus é fundamental, porém não podemos ficar somente nisso: Ele nos envia também a tocar as pessoas, curá-las, compreende-las, amá-las. Isto é também evangelizar! - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? -Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor? – Você costuma aproximar-se das pessoas para ajudá-las a levantar-se?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: