sábado, 4 de janeiro de 2020

Liturgia Diária – Liberdade para seguir Jesus.

 Resultado de imagem para João 1,35-42
1a Leitura - 1 João 3,7-10
Leitura da primeira carta de João.
3 7Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.
8Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.
9Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. 10É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

Aplauda o mar com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com equidade.

Evangelho - João 1,35-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. 

35No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. 36E, avistando Jesus que ia passando, disse: "Eis o Cordeiro de Deus". 37Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. 38Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: "Que procurais?" Disseram-lhe: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?" 39"Vinde e vede", respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido. 41Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: "Achamos o Messias" (que quer dizer o Cristo). 42Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: "Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas" (que quer dizer pedra).
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
João Batista continuava cumprindo a sua missão e mostrava aos seus discípulos quem era o Cordeiro de Deus. Ele não procurava fazer com que os seus seguidores continuassem apegados a ele, e mostrava-lhes que Jesus era o único que poderia salvá-los. Assim, João apontava o Caminho da Verdade fazendo com que os seus discípulos, desejassem, verdadeiramente, ter uma experiência com Jesus. Os discípulos saíram em busca de Jesus, desapegados de João Batista e, naturalmente, O encontraram, porque, realmente, desejavam saber onde Ele morava.  
Assim também acontece conosco quando temos um encontro com Jesus. Há sempre alguém que nos apresenta a Ele e quando O reconhecemos e não duvidamos da verdade, sentimo-nos atraídos a segui-Lo até o lugar onde Ele mora. Assim como fez com os discípulos de João Batista, Jesus nos acolhe, mas primeiro quer saber de nós o que estamos procurando. Não nos prende nem nos força, apenas faz com que tenhamos consciência do que desejamos, do que buscamos e da nossa real disposição para segui-Lo. Aí então Ele faz a mesma pergunta: “Que estais procurando? Dependendo da nossa resposta sincera Ele também nos chama: “vinde ver.” O ir ou não ir depende da nossa espontânea vontade. 
 
 Às vezes, nós brincamos de buscar Jesus ou de procura-Lo nos lugares certos porque não temos consciência de que realmente é isto que o nosso coração almeja. Muitas coisas nos impedem de segui-Lo: primeiramente, a nossa falta de fé, depois o apego às pessoas e aos costumes, o não querer assumir a mentalidade evangélica. Até tentamos, mas ficamos no meio do caminho, porque não percebemos que Jesus mora no nosso coração e, somente quando nos libertamos de nós mesmos, das nossas conveniências nós conseguimos entrar no lugar onde Ele está. Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, pois tinha uma missão muito especial para ele. Jesus também poderá, mudar o nosso nome, nos redimensionar, nos reestruturar, transformar o nosso corpo, a nossa mentalidade e o nosso espírito a fim de que estejamos ajustados (as)  ao Plano de Deus  na edificação do Reino dos céus. Ele sabe quem somos, sabe para que estamos no mundo e é o Espírito Santo quem nos revela tudo isso.  – Aonde você tem ido buscar Jesus? – Mesmo querendo encontra-Lo você ainda continua muito apegado (a) às suas ideias? – Você já conseguiu enxergar Jesus dentro de si mesmo (a)?  - Você se sente uma pessoa livre de si mesma? 


Helena Serpa

Nenhum comentário: