terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Liturgia Diária - "O sábado foi feito para o homem..."


 
 Resultado de imagem para Marcos 2,23-28
1a Leitura - 1 Samuel 16,1-13
Leitura do primeiro livro de Samuel.
16 1 O Senhor disse-lhe: “Até quando chorarás tu Saul, tendo-o eu rejeitado da realeza de Israel? Enche o teu corno de óleo. Vai; envio-te a Isaí de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos”.
2 Samuel respondeu: “Como hei de ir? Se Saul souber, matar-me-á”. O Senhor disse: “Levarás contigo uma novilha e dirás que vais oferecer um sacrifício ao Senhor.
3 Convidarás Jessé ao sacrifício, e eu te mostrarei o que deverás fazer. Ungirás para mim aquele que eu mandar”.
4 Fez Samuel como o Senhor queria. Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, inquietos: “É de paz a tua vinda?”, perguntaram-lhe.
5 “Sim”, disse ele; “venho oferecer um sacrifício ao Senhor; purificai-vos para a cerimônia”. Ele mesmo purificou Jessé e seus filhos e os convidou ao sacrifício.
6 Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: “Certamente é esse o ungido do Senhor”.
7 Mas o Senhor disse-lhe: “Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração”.
8 Jessé chamou Abinadab e fê-lo passar diante de Samuel. “Não é tampouco este”, pensou Samuel, “que o Senhor escolheu”.
9 Jessé fez passar Sama. Não é ainda este que escolheu o Senhor, pensou Samuel.
10 Jessé mandou vir assim os seus sete filhos diante do profeta, que lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum deles”.
11 E ajuntou: “Estão aqui todos os teus filhos?” “Resta ainda o mais novo”, confessou Jessé, “que está pastoreando as ovelhas”. Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui”.
12 E Jessé mandou buscá-lo. Ele era louro, de belos olhos e mui formosa aparência. O Senhor disse: “Vamos, unge-o: é ele”.
13 Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. Samuel, porém, retomou o caminho de Ramá.
Palavra do Senhor.

Salmo - 88/89
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

Outrora vós falastes em visões a vossos santos:
“Coloquei uma coroa na cabeça de um herói
e do meio deste povo escolhi o meu eleito”.

Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor,
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
Estará sempre com ele minha mão onipotente,
e meu braço poderoso há de ser a sua força.

Ele, então me invocará: `Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontra a salvação!´
e por isso farei dele o meu filho primogênito,
sobre os reis de toda a terra farei dele o rei altíssimo.

Evangelho - Marcos 2,23-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2 23 Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.
24 Os fariseus observaram-lhe: "Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?" Jesus respondeu-lhes:
25 "Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
26 Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros."
27 E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
28 e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Sem uma intimidade profunda com Deus não tem como viver as alegrias da fé! Infelizmente, são muitos os que não vivem esta alegria por terem medo de Deus, pessoas que estão submetidas a radicalidade religiosa imposta pelos os seus líderes. Líderes, que ao contrário do líder Maior que é Jesus, colocam o cumprimento de normas, rituais acima da própria vida. Ao invés de conduzir as pessoas, para uma proximidade maior com Deus, estes líderes, criam barreiras, dificultando a relação dos filhos com o Pai! São muitas, as religiões cheias de proibições, regras, moralismos, cujo seus líderes intimidam as pessoas, passando para elas, a imagem de um Deus vingativo um Deus que está sempre a espreita, pronto para pegá-las em algum descumprimento de normas. Os súditos destes exploradores da fé vivem como que cegos, alienados, não se dão conta, de que Deus só quer nos amar e nunca nos castigar.
A verdadeira religião é a religião do amor, aquela que nos liga a Deus, que não impõe que não escraviza que apresenta a proposta de Jesus! O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala de um dos muitos conflitos dos fariseus com Jesus, a respeito da observância do sábado.
Embora conhecedores das Escrituras, esses fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: um amor gratuito, desinteressado, um amor que gera vida! As autoridades religiosas do tempo de Jesus, não tinham compromisso com a vida, eles viviam colocando fardos pesados nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente, como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantos outros preceitos que eles mesmos criavam e que tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos.
Vemos no texto, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, mas como os discípulos estavam apanhando espigas de trigo para saciar a fome, eles não puderam atribuir o fato como roubo. Determinados a escandalizar Jesus, esses fariseus, procuraram outra forma de incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo às leis que proibiam o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Ao ser criticado pelos os Fariseus, em nome da Sagrada escritura, Jesus responde tais criticas, se baseando na própria escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25-26
Ainda hoje, presenciamos situações semelhantes as estas, vividas por Jesus, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo fica se ocupando com os pormenores, na observância exagerada de muitas normas, rituais, seus líderes sentem-se livres para fazer o que lhes convém.
Para Deus, as leis de organização social e religiosas, só tem sentido, se elas forem elaboradas em favor da vida, e Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, acima de tudo, portanto, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei.
Foi apanhando espigas de trigo em dia de sábado, para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade que coloca o amor acima da lei...
A única “lei” que nunca deve ser descumprida, é a “lei” do amor!
 

  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: