domingo, 26 de janeiro de 2020

3º Domingo do Tempo Comum - "Segui-me, e vos farei pescadores de homens".

  Resultado de imagem para Mateus 4,12-23 ou 12-17
1a Leitura - Isaías 8,23-9,3
Leitura do livro do profeta Isaías.
8 23 No passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e de Neftali, mas no futuro cobrirá de honras o caminho do mar, a Transjordânia e o distrito das nações.
91O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.
2Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27
O Senhor é minha luz e salvação.
O Senhor é a proteção da minha vida.
O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor
e contemplá-lo no seu templo.

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!

2a Leitura - 1 Coríntios 1,10-13.17
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 1 10rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento.
11Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós. 12Refiro-me ao fato de que entre vós se usa esta linguagem: "Eu sou discípulo de Paulo"; "eu, de Apolo"; "eu, de Cefas"; "eu, de Cristo". 13Então estaria Cristo dividido? É Paulo quem foi crucificado por vós? É em nome de Paulo que fostes batizados? 17Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 4,12-23 ou 12-17
Aleluia, aleluia, aleluia.
Pois do reino a boa-nova Jesus Cristo anunciava, e as dores do seu povo, com poder, Jesus curava (Mt 4,23)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
4 12Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
13Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, 14para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 15"A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte". 17Desde então, Jesus começou a pregar: "Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo". 18Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19E disse-lhes: "Vinde após mim e vos farei pescadores de homens". 20Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. 21Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. 23Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra os primeiros passos de Jesus na sua vida pública, quando Ele começa a desenvolver o projeto de Deus, que tem como prioridade a vida humana na sua totalidade.
Tudo tem início num momento conflituoso, num contexto de violência e de perseguição, logo após a prisão de João Batista. A prisão de João Batista, o grande profeta que chamou o povo a conversão, que apontou Jesus ao povo: ”Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” não intimidou Jesus, ao contrário, o encorajou ainda mais.
Jesus dá início ao seu ministério aos arredores da Galileia, uma região conflituosa, historicamente considerada como reduto da infidelidade a Deus, o que vem nos mostrar, que é no meio dos conflitos que um seguidor de Jesus é chamado a atuar.
Às margens do mar da Galileia, Jesus começa a formar a sua primeira comunidade, o embrião da sua Igreja, uma Igreja Missionária que vai ao encontro do outro, do excluído, daquele que está às margens. Tudo vai acontecendo dentro da maior simplicidade, Jesus não vai atrás de pessoas graduadas, o seu olhar paira sobre alguns pescadores, pessoas simples, dotadas de qualidades e defeitos que deixaram suas redes para segui-Lo
Com a colaboração destes homens que deram o seu sim ao projeto de Deus, Jesus começa a implantar o Reino dos céus aqui na terra. Diferente do humano, Ele não questiona o passado de seus escolhidos, não lhes exige alguma formação, só lhes exige uma condição: a conversão do coração!
É graças ao testemunho desta pequena comunidade formada por Jesus, que hoje, mais uma vez, estamos aqui, eu e você, buscando o crescimento na fé através do conhecimento da palavra de Deus, do seguimento a Jesus!
Hoje, Jesus continua chamando mais colaborares para a construção do Reino de Deus, pessoas que estejam dispostas a enfrentar à desafiante missão de tornar presença Dele, em meio aos conflitos!
Há uma grande necessidade de operários na obra do Senhor, que é uma obra permanente, o próprio Jesus afirma: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”L10,2
Isentar da responsabilidade de administradores do que é de Deus, é rejeitar o seu projeto, é condenar-se a uma vida vazia, sem sentido...
Sabemos que no mundo há muito por fazer, pois precisamos, reconstruir o que Deus criou, mudando a realidade que aí está, afinal, não podemos perder de vista, o horizonte da paz, que só se alcança  com o amor a justiça e o perdão...
Jesus continua nos falando do Reino dos céus, Ele é a própria presença deste Reino, quando deixamos nos conduzir pelos os seus ensinamentos, ocorre uma mudança radical no nosso modo de viver, passamos a ver o irmão que antes não víamos a não fugir de nossas responsabilidades cristãs...
Não podemos esquecer nunca, de que o amor de Deus pelo o humano, é um amor persistente, um amor sem limites que para nos salvar, Ele não poupou  seu Filho do sofrimento! Se conscientizarmos desta verdade, iremos acreditar que o mundo ainda tem jeito, pois o amor de Deus é transformador, é um amor que  abre caminhos, basta aproximar Dele e fazer a sua vontade...
Deus quer salvar o humano  contando com o próprio humano, por isto Ele convoca cada um de nós para uma missão, ignorar esta convocação, é dizer não ao seu projeto de vida plena para todos...

  Olívia Coutinho  

Nenhum comentário: