quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Liturgia Diária - A Palavra de Deus é a semente.


 Resultado de imagem para Marcos 4,1-20
1a Leitura - 2 Samuel 7,4-17
Leitura do segundo livro de Samuel.
7 4Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:
5"Vai e dize ao meu servo Davi: 'eis o que diz o Senhor: Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar.
6Desde que tirei da terra do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, não habitei casa alguma, mas, qual um viandante, tenho-me alojado sob a tenda e sob um tabernáculo improvisado.
7E em todo esse tempo que andei no meio dos israelitas, falei eu porventura a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o meu povo: por que não me edificas uma casa de cedro?'
8Dirás, pois, ao meu servo Davi: 'eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.
9Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra.
10Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora,
11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.
12Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
13Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real.
14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,
15mas não lhe tirarei a minha graça, como a retirei de Saul, a quem afastei de ti.
16Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre'".
17Natã comunicou a Davi todas as palavras dessa revelação'.
Palavra do Senhor.

Salmo - 88/89
Guardarei eternamente para ele a minha graça. 

"Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, 
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. 
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, 
de geração em geração garantirei o teu reinado!" 

Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu Pai, 
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!" 
E por isso farei dele o meu filho primogênito, 
sobre os reis de toda a terra farei dele o rei altíssimo. 

Guardarei eternamente para ele a minha graça 
e com ele firmarei minha aliança indissolúvel. 
Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, 
e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar.

Evangelho - Marcos 4,1-20
Aleluia, aleluia, aleluia.
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
4 1Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto dele tão grande multidão, que ele teve de entrar numa barca, no mar, e toda a multidão ficou em terra na praia.
2E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes na sua doutrina:
3"Ouvi: Saiu o semeador a semear.
4Enquanto lançava a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
5Outra parte caiu no pedregulho, onde não havia muita terra; o grão germinou logo, porque a terra não era profunda;
6mas, assim que o sol despontou, queimou-se e, como não tivesse raiz, secou.
7Outra parte caiu entre os espinhos; estes cresceram, sufocaram-na e o grão não deu fruto.
8Outra caiu em terra boa e deu fruto, cresceu e desenvolveu-se; um grão rendeu trinta, outro sessenta e outro cem".
9E dizia: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"
10Quando se acharam a sós, os que o cercavam e os Doze indagaram dele o sentido da parábola.
11Ele disse-lhes: "A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas.
12Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado".
13E acrescentou: "Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras?
14O semeador semeia a palavra.
15Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada.
16Outros recebem a semente em lugares pedregosos; quando a ouvem, recebem-na com alegria;
17mas não têm raiz em si, são inconstantes, e assim que se levanta uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, eles tropeçam.
18Outros ainda recebem a semente entre os espinhos; ouvem a palavra,
19mas as preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e a tornam infrutífera.
20Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Meditando mais uma vez com a Parábola do Semeador, ressalta aos nossos olhos o verbo imperativo que Jesus usou para chamar a atenção da multidão, “Escutai”, assim como também a afirmação que fez quando terminou de contar a Parábola: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Chegamos, então, à conclusão de que o entendimento à Palavra do Senhor depende muito do modo como nós a escutamos e de como concentramos a nossa atenção e o  nosso zelo, colocando ou não o nosso coração à disposição de Deus e em intimidade com Ele.  Jesus usa figuras simples da vida corriqueira do homem para explicar o reino dos céus. O semeador é Ele mesmo! O terreno é o nosso coração! A semente é a Sua Palavra! É o próprio Jesus quem, por meio de um ou de outro, sai espalhando a semente da Sua Palavra.  Há os que “escutam” a Palavra de modo muito superficial e, por isso, facilmente ela é arrancada da sua mente.  Por causa da falta de atenção e concentração, ela é esquecida – “é a semente plantada à beira do caminho”. Outros há que “escutam” a Palavra com mais aplicação e ela encontra guarida no coração, porém, lhes faltam perseverança e determinação. Desse modo, por qualquer coisa e diante da primeira dificuldade, desistem e começam a desconfiar das promessas de Deus. Sucumbem diante dos desafios que a Palavra lhes propõe – “é a semente que cai em terreno pedregoso”. Acontece também que existem aqueles que “ouvem” a palavra e a assimilam dando demonstração de que ela fecundará, no entanto, o trabalho, a família, os planos, os bens, o amor à riqueza intervêm e eles entram na rotina da vida consentindo que as preocupações os sufoquem e deixem de lado a mensagem da Palavra de Deus e os Seus ensinamentos – “é a semente que caiu no meio dos espinhos”. Há outros, no entanto, a quem a mesma Palavra foi lançada, porém, ao contrário dos demais, escutaram-na com decisão e com consciência de acolher os ensinamentos de Deus. Não opõem resistência, despojam-se dos seus conceitos e dão a devida importância ao que “escutam”, assim, colhem frutos de uma vida fecunda. – “é a parte que caiu em terra boa e deu fruto” como o próprio Jesus conta no Evangelho. Jesus também nos dá a chave do mistério do reino de Deus quando diz: “Para os que estão fora, tudo acontece em parábolas”!  A multidão que acompanhava Jesus fazia-o de longe, às margens, na praia, e, por isso, não compreendia o que Ele lhe falava. Os seus discípulos, porém, subiam com Ele na barca, estavam perto Dele, O escutavam e tinham a chance de apreender melhor porque Jesus lhes explicava. Quem está longe das coisas de Deus, longe da Igreja, vê, mas não enxerga, escuta, mas não compreende, por isso, não se converte e permanece na escuridão. Tanto na Igreja como em comunidade nós temos a oportunidade de escutar melhor para entender os ensinamentos de Jesus. Assim sendo, nós temos a chance de sondar o terreno do nosso coração e perceber se a Palavra está ou não dando frutos na nossa vida ou se estamos apenas ouvindo falar, porém, sem escutar e pôr em prática. Esta avaliação, nós a fazemos nas horas em que enfrentamos a tribulação, nos momentos de preocupações, diante da ilusão das riquezas e outros empecilhos que nos desafiam. O nosso coração é um terreno fértil quando a Palavra se faz vida na nossa vida e, mesmo no meio das provocações nós damos testemunho da nossa fé. -  Como está o terreno do seu coração? – Você tem colocado zelo em escutar a Palavra do Senhor?  -  Aonde você tem buscado o entendimento das coisas de Deus? – Quando “escuta” a Palavra de Deus você tem o propósito de vivenciá-la?  - Você tem acolhido a semente da Palavra ou tem desistido Dela por qualquer motivo?
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: