terça-feira, 24 de abril de 2018

Liturgia Diária - Minhas obras dão testemunho de mim

Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 11,19-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
11 19 Entretanto, aqueles que foram dispersados pela perseguição que houve no tempo de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, pregando a palavra só aos judeus.
20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, entrando em Antioquia, dirigiram-se também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus.
21 A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que receberam a fé e se converteram ao Senhor.
22 A notícia dessas coisas chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém. Enviaram então Barnabé até Antioquia.
23 Ao chegar lá, alegrou-se, vendo a graça de Deus, e a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração,
24 pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor.
25 Em seguida, partiu Barnabé para Tarso, à procura de Saulo. Achou-o e levou-o para Antioquia.
26 Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 86/87
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.
O Senhor ama a cidade
que fundou no monte santo;
ama as portas de Sião
mais que as casas de Jacó.
Dizem coisas gloriosas
da cidade do Senhor.

Lembro o Egito e a Babilônia
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro
ou nos país da Etiópia,
este ou aquele ali nasceu.
De Sião, porém, se diz:
“Nasceu nela todo homem;
Deus é sua segurança”.

Deus anota no seu livro,
onde inscreve os povos todos:
“Foi ali que estes nasceram”.
E por isso todos juntos
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão:
“Estão em ti as nossas fontes!”

Evangelho - João 10,22-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz,
eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
10 22 Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno.
23 Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão.
24 Os judeus rodearam-no e perguntaram-lhe: “Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente”.
25 Jesus respondeu-lhes: “Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim.
26 Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
28 Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
 
Os milagres deram testemunho da divindade de Jesus Cristo. Nenhum mortal seria capaz de fazer o que Ele fez! Pois somente o filho  de Deus tem poder sobre as forças físicas da natureza!
Todos os seus feitos espetaculares nos dão a certeza de que Ele realmente era Deus, e que o Reino de Deus estava se realizando em sua pessoa.
Quando algum “flash” de dúvida passar pele sua mente, pense ou leia alguns milagres realizados por Jesus.
Os judeus esperavam o Messias. Porém, eles tinham duvidas se Jesus era o Enviado do Pai.
Uns acreditavam, outros duvidavam. Ainda outros achavam que Jesus era um impostor.
Jesus disse que eles não acreditavam nas suas palavras por que não faziam parte do seu rebanho. Pois suas ovelhas escutam a sua vós.
Será que estamos escutando a voz de Jesus?  Ou será que estamos escutando vozes outras?
A voz dos falsos pastores, a voz dos amigos incrédulos, a voz daqueles e daquelas que querem nos seduzir, enganar, nos levar para o abismo, para o buraco.
O Evangelho de hoje nos deixa mais confiantes, alegres, tranquilos, pois Jesus nos promete que ninguém vai nos arrancar de suas mãos. Jesus nos garante que  nós, os escolhidos, não seremos arrebatados por satanás, pelos falsos amigos, e por todas as demais ilusões dessa vida passageira!
Uuufa! Isso nos tranquiliza e muito! Mas não vamos nos acomodar por causa dessas palavras de Jesus. Vamos fazer a nossa parte, e fazer do melhor jeito possível.
Sentimos um consolo muito grande nessas promessas de Cristo. Porém, rezemos para que sejamos dignos dela. Pois a todo instante, nós passamos por muitas situações nas quais somos induzidos a nos desviar do caminho, da verdade e da vida eterna.
A nossa vida está guardada nas mãos de Deus. Porém, precisamos escutar a voz do Bom Pastor. Pois essa voz é indicadora do verdadeiro caminho que devemos seguir para fazer a vontade do Pai, e assim um dia chegar Lá!
As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem”.
Sejamos nós também as ovelhas que escutam a voz do BOM PASTOR. O verdadeiro pastor. Vamos escutar a sua voz, vamos segui-lo, e praticar o que Jesus nos ensina, e também vamos levar esta palavra de vida eterna para os nossos irmãos e irmãs.
 
 
  José Salviano.

Nenhum comentário: