sábado, 28 de abril de 2018

Liturgia Diária - Jesus é a videira

Resultado de imagem para Evangelho - João 14,7-14
1a Leitura - Atos 13,44-52
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13 44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava.
46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos.
47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: ‘Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra’”.
48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé.
49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região.
50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território.
51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio.
52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.


Salmo - 97/98
Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

Evangelho - João 14,7-14
Aleluia, aleluia, aleluia.

Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

14 7 Disse Jesus: “Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto”.
8 Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.
9 Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ‘Mostra-nos o Pai’
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”.
Palavra da Salvação.
 
Jesus é a videira e nós somos os ramos. Quem não permanecerá ligado a Ele, irá murchar, secar, e será lançado fora.
Roguemos ao Pai que nos ajude a permanecer sempre ligados a videira, produzindo muitos frutos para o Reino.
Assim como os ramos que estão ligados ao tronco da árvore estão verdes, e dando frutos, também nós se permanecermos ligados a Deus, obedecendo os seus mandamentos, e do mesmo modo atentos ao amor fraterno, teremos vida plena, e os nossos frutos são agradáveis aos olhos do Pai
A parábola da videira nos mostra que para a graça de Deus continuar fluindo em nós, precisamos viver a caridade, a união e a fraternidade com os nossos familiares e demais irmãos.        
A videira produz as uvas de cujo suco se fabrica o vinho.  A videira é a árvore predominante em toda a região da Ásia menor, Egito Israel, e borda mediterrânea. O cultivo da videira para a produção de vinho  é uma das atividades mais antigas da civilização do Velho Mundo.
        
Foi por isso que Jesus escolheu essa planta tão conhecida de todos para explicar como funciona o Reino dos Céus. Ele se comparou a uma videira, cujos ramos somos nós. Todos os ramos que mesmo estando ligados n'Ele não der frutos, serão cortados, e os ramos que dão frutos, Deus os limpa para que possam dar mais frutos ainda. Assim, quem se prontificar a dar frutos, terá todo o apoio material e espiritual de Deus para melhor executar essa tarefa.        
Por frutos, Jesus quis dizer, o ato de evangelizar. Não basta ser um cristão devoto. Para ser um cristão autêntico, temos de ensinar a palavra por testemunho, atos e por explicações, que é a catequese propriamente dita, através de palestras,  encontros etc.
        
Assim como os ramos que for tirado da videira não poderão dar mais frutos, cada um de nós se não estiver ligado em Deus, não dará frutos. Não podemos evangelizar de verdade se não estivermos com Deus e em Deus. Foi por isso que Jesus recomendou que permanecêssemos nele, com Ele, e desse modo Ele permaneceria também conosco, Ele prometeu estar em nós.
        
Reparem que Jesus frisou bem. Insistiu em nos explicar a importância de estarmos n'Ele, com Ele e por Ele para que pudéssemos produzir o frutos desejados, adequados. 
Estando na graça de Deus, nós produzimos muitos frutos. Mas se não estivermos com Ele, nada poderemos fazer. E assim como os ramos que não produzem frutos serão lançados ao fogo, aqueles que não produzirem frutos serão  queimados no fogo eterno onde haverá choro e ranger de dentes.
Por isso precisamos prestar bastante atenção na palavra de hoje. Devemos tomar muito cuidado com a exigência de Deus por meio de Jesus. Isto porque todos nós principalmente os batizados, somos catequistas.
          
Ah! mais eu não tenho o dom da palavra! Mas você tem o dom de dar bons exemplos e de dar  o testemunho da verdade do Evangelho. 
        
Cuidado! Pois quem não fizer nada, quem não mover uma palha, poderá ser lançado ao fogo como uma palha!
Quem crer (e praticar)  será salvo. Porém, quem não crer (quem não praticar)  já está condenado!
        
Finalmente, uma notícia muito boa, no final deste texto: Jesus promete àqueles que permanecerem n'Ele,  aqueles que guardam e praticam as suas palavras: "...pedi o que quiserdes e vos será dado".
É claro que nem precisa explicar que  esse “o que quiserdes”, tem de estar de acordo com a vontade do Pai. Não vai pensando que você pode pedir a morte do seu inimigo,  a destruição do clube dos malvados, ou morte da sua sogra...  Não é por aí...        
Prezados irmãos, e irmãs. Jesus está dizendo que estando n'Ele, que estando fazendo tudo do seu agrado, praticando o amor a Deus e ao próximo, podemos apresentar ao Pai, os nossos clamores, os nossos pedidos justos em seu nome, e seremos atendidos pela sua infinita bondade.
 
 


  José Salviano.

Nenhum comentário: