segunda-feira, 23 de abril de 2018

Liturgia Diária - Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo


Imagem relacionada
1a Leitura - Atos 11,1-18
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 11 1 os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram dizer que também os pagãos haviam recebido a palavra de Deus.
2 E, quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis que eram da circuncisão repreenderam-no:
3 "Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?"
4 Mas Pedro fez-lhes uma exposição de tudo o que acontecera, dizendo:
5 "Eu estava orando na cidade de Jope e, arrebatado em espírito, tive uma visão: uma coisa, à maneira duma grande toalha, presa pelas quatro pontas, descia do céu até perto de mim.
6 Olhei-a atentamente e distingui claramente quadrúpedes terrestres, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: ‘Levanta-te, Pedro! Mata e come’.
8 Eu, porém, disse: De nenhum modo, Senhor, pois nunca entrou em minha boca coisa profana ou impura.
9 Outra vez falou a voz do céu: ‘O que Deus purificou não chames tu de impuro’.
10 Isto aconteceu três vezes e tudo tornou a ser levado ao céu.
11 Nisso chegaram três homens à casa onde eu estava, enviados a mim de Cesaréia.
12 O Espírito me disse que fosse com eles sem hesitar. Foram comigo também os seis irmãos aqui presentes e entramos na casa de Cornélio.
13 Este nos referiu então como em casa tinha visto um anjo diante de si, que lhe dissera: ‘Envia alguém a Jope e chama Simão, que tem por sobrenome Pedro’.
14 Ele te dirá as palavras pelas quais serás salvo tu e toda a tua casa.
15 Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós.
16 Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: ‘João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17 Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?"
18 Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: "Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!"
Palavra do Senhor.

Salmo - 41/42
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minha alma
por vós ó meu Deus!

A minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?

Enviai vossa luz, vossa verdade:
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo,
até a vossa morda!

Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!

Evangelho - João 10,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
10 11 Disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.
12 O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.
13 O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,
15 como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
17 O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.
Palavra da Salvação.
Quantas coisas bonitas nos fala, aquela imagem tão conhecida, do Pastor (Jesus) carregando carinhosamente em seus ombros, uma pequena ovelha! Provavelmente, uma ovelha frágil, necessitada de cuidados especiais. E quantos  de nós, algumas  vezes, não  nos vemos semelhantes a  aquela ovelha,  tão dependente do Pastor! É assim, que nos  sentimos nos  momentos de fragilidades: totalmente dependentes dos cuidados do Bom  Pastor, daquele que nos ama de verdade, que nunca nos perde de vista: Jesus!
A figura do Bom Pastor é uma das imagens mais bela e conhecida das pregações de Jesus, quando  Ele nos convida a entrarmos no coração do Pai,  se apresentando como a única porta para chegarmos a este oásis repousante, o nosso verdadeiro lugar.
         Quantas vezes fraquejamos na fé, não dando preferência a esta porta que nos leva  ao coração do Pai, optando pelas portas largas que nos são abertas pelo o mundo, entristecendo o coração do Bom Pastor, que só quer nos ver felizes!
         Às vezes, somos  como ovelhas rebeldes, desatentas ao carinho do Bom Pastor, do Pastor,  que tem como maior desejo, nos proteger  dos “lobos” vorazes que estão por aí, a nos espreitar!
        O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos desperta sobre a importância da “escuta”,  de uma  escuta atenta que não corresponda apenas na nossa audição física, mas que nos leve a interiorizar o que escutamos e assim podermos  viver o que nos diz Jesus! 
         A todo instante, Jesus nos convida a fazer  parte do seu rebanho e o que é decisivo para o  ingresso ao rebanho  do Bom Pastor,  é  o nosso propósito de conversão,  conversão  nos abre  a escuta,  ao entendimento da  sua palavra.
        O Bom Pastor conhece as suas ovelhas, as chama pelo o nome, por outro lado, as ovelhas fieis, escutam  a  sua  voz, sabem  diferenciá-la em meio as vozes dos falsos pastores, não se deixando engar por eles. 
       Quando Jesus diz que o Bom Pastor, dá a vida pelas suas ovelhas, Ele fala da entrega da sua vida, com essa entrega,  Jesus  se tornou a prenda do nosso resgate. Foi graças a entrega de sua vida, que todos nós fomos resgatados do cativeiro, tragos,  de volta à vida!
         Como ovelhas pertencentes ao rebanho do Senhor, devemos testemunhar a Presença de Jesus em nossa vida, não nos intimidar diante os falsos pastores, aqueles que tentam sobrepor a voz do Pastor verdadeiro!
         Jesus é o único Pastor que nos conduz  às "pastagens verdadeiras" onde encontramos vida em plenitude!  
         A certeza, de que nunca seremos arrancados das mãos do  Bom Pastor, nos motiva a celebrar a vida, a viver a nossa humanidade de forma divina, testemunhando  a nossa fé.
  Olívia Coutinho

Nenhum comentário: